Facebook

Hospital Municipal zera internações na UTI Covid

Depois de dois anos de pandemia, Foz do Iguaçu conseguiu zerar a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, unidade de referência para os nove municípios da região Oeste. A redução dos casos graves da doença é atribuída ao avanço da vacinação, com 87,8% da população com as duas doses.

Para marcar a data, um ato simbólico foi realizado nesta segunda-feira (28) no hospital. Gestores municipais, vereadores, imprensa e trabalhadores da saúde acompanharam a cerimônia, marcada por muita emoção e homenagens aos profissionais que lutaram dia e noite para salvar vidas.

O prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro, relembrou o início da pandemia, em março de 2020, quando o Hospital Municipal contava apenas com 17 leitos de UTI Covid. Ele falou dos investimentos realizados na unidade, com a construção de três novas alas e do Pronto Atendimento Respiratório, e agradeceu aos parceiros e trabalhadores do hospital pela doação, a entrega e o comprometimento com a população.

“Esse é um dia importante e representa uma grande vitória. Chegamos a ter mais de 100 pacientes entubados e hoje temos esses leitos à disposição para atendimentos clínicos, porque não temos mais pacientes graves com a doença. É uma grande vitória, graças à vacinação e à união de esforços”, afirmou.

Com a queda no número de internamentos por Covid, o Hospital Municipal inicia uma reestruturação de leitos, com foco nas cirurgias eletivas. “Optamos em não construir um hospital de campanha, que não gera resultados a médio e longo prazo. Fizemos um investimento para uma assistência permanente, e agora temos uma estrutura que pode ser utilizada para leitos clínicos, cirurgias e outras internações. É uma estrutura que fica para atender mais e melhor a população”, disse Brasileiro.

Avaliações

A secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo, dedicou a vitória aos trabalhadores da saúde. “Exatamente há um ano passávamos por um momento muito difícil, um dos piores da pandemia. Perdemos muitas vidas, mas salvamos muitas outras. Sem dúvida, foi graças ao trabalho destes profissionais que hoje estamos aqui, iniciando uma nova etapa”.

O diretor do Hospital Municipal, Amon Mendes Franco de Sousa, agradeceu a Prefeitura e aos parceiros, como a Itaipu Binacional e o Governo Estadual, que não mediram esforços para investir e reestruturar a rede de atendimento hospitalar.

“Finalmente chegamos ao fim de uma fase tão difícil, e esse momento só é possível graças a todas as entidades parceiras e especialmente ao Município. Mais de 1.200 pessoas partiram durante a pandemia, e isso nunca será esquecido, mas todo este trabalho será lembrado pelo aprendizado e a dedicação de cada um”, comentou.

Emoção

Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, equipes de laboratório e serviços gerais do Hospital acompanharam a cerimônia e se emocionaram ao lembrar os dias difíceis.

“Quando a pandemia chegou, a gente acreditava que aquilo duraria uns três meses, mas o tempo foi passando, e tudo foi terrível. Era algo novo para todo mundo, e quem chegava sabia que teria que trabalhar demais. Foram dias intermináveis”, descreveu a enfermeira Karyna Patrícia Souza, responsável por atender o primeiro paciente internado na UTI Covid.

Em março do ano passado, 12 pacientes morreram em um único dia. As imagens dos carros de funerárias formando filas em frente ao Hospital nunca serão esquecidos pelas equipes. “Esse foi o pior dia. Eu gritava, eu não queria perder ninguém. Pensava na minha mãe, na minha família. Por isso, hoje com certeza é um dia de alegria, de respirar aliviada”, contou.

Presenças

A cerimônia contou ainda com a presença da diretora da 9ª Regional, Iélita Santos, representando o Governo do Estado; do assistente da Diretoria Geral da Itaipu, Luiz Carlos Faria Vieira, representando o diretor-geral brasileiro da usina, almirante Anatalicio Risden Junior; do presidente da Câmara Municipal, Ney Patrício; dos vereadores Anice Gazzaoui, João Morales e Maninho; e de secretários municipais.