Facebook

FRONTEIRA ABRE APÓS SETE MESES

Esta quinta (15) foi um dia de muita ansiedade para os moradores de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, após ficar fechada por sete meses por conta da pandemia de COVID-19, a Ponte da Amizade que liga o Brasil ao Paraguai foi reaberta ao trânsito.

Seguindo o protocolo de segurança do governo paraguaio, a entrada em Ciudad del Este está permitida somente das 5h às 14h. Isso causou um poco de transtorno, pois os desavisados foram barrados por militares paraguaios no retorno ao próprio país. Formaram-se filas de veículos, carros e motos, que tentaram superar a barreira policial. A tropa de choque foi acionada e reforçou a segurança no local para cumprir a determinação inicial.

No final da tarde essa situação já tinha sido contornada e os paraguaios puderam retornar ao país. Além da confusão com o horário, também houve um descumprimento de uma das normas previstas no protocolo paraguaio. Para o país vizinho, a permissão de entrada ao Paraguai seria apenas para moradores de Foz do Iguaçu. Isso não aconteceu na prática, já que não foram solicitados documentos para comprovar endereço. Do lado brasileiro a liberação é 24 horas por dia.