A Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) do Paraguai, órgão semelhante à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil, informou na última sexta-feira, 30 de dezembro de 2022, que mais uma empresa aérea brasileira está aprovada para fazer voos internacionais entre os dois países.
Como mostrado recentemente pelo AEROIN a paranaense Aerosul Linhas Aéreas planejava expandir sua malha para o Paraguai desde que iniciou suas operações de transporte aéreo regular no Brasil. E agora, a companhia conquista mais esse passo em sua trajetória.
A empresa baseada em Arapongas (SSOG), no Paraná, já possuía autorização brasileira para operações regulares nos aeroportos de Caçador (SBCD), São José dos Pinhais/Curitiba (SBCT), Florianópolis (SBFL), Londrina (SBLO), Pato Branco (SBPO), Correia Pinto (SNCP), Apucarana (SSAP), Canela (SSCN), São Miguel do Oeste (SSOE) e Foz do Iguaçu (SBFI).
E no mês de dezembro, com a aprovação da DINAC, passou a contar com o direito de ligar Foz do Iguaçu com Assunção, capital do Paraguai, sua primeira rota internacional, cujos voos estão previstos para serem iniciados ainda em janeiro de 2023. Este será o terceiro voo internacional do Aeroporto de Foz do Iguaçu, que já conta com rotas aéreas para Santiago (Chile) e Montevidéu, no Uruguai.
A Aerosul utiliza aviões Cessna C208 Grand Caravan, com capacidade para 9 passageiros, para todas as suas operações regulares. Ao longo de 2022, a empresa também conquistou a certificação de segurança de nível internacional junto à IATA (International Air Transport Association, ou Associação Internacional de Transporte Aéreo) e a autorização da ANAC para realizar transporte de artigos perigosos.