Facebook

Foz terá lockdown neste domingo 14

Neste domingo, dia 14 de março, todas as atividades religiosas e comerciais estarão suspensas em Foz do Iguaçu, incluindo mercados, supermercados, postos de combustíveis, shoppings, comércio em geral e o transporte coletivo.

A medida, já anunciada pelo prefeito Chico Brasileiro, atende ao Decreto 29.015/2021, que visa conter a circulação da Covid-19 no município. A cidade contabiliza 444 óbitos pela doença e mais de 28 mil pessoas já foram infectadas. Destas, 715 seguem em isolamento domiciliar e 157 estão internadas. A ocupação de leitos de UTI está em 100%, com a utilização de recursos extras para garantir o atendimento a pacientes graves, e de enfermaria 85%.

A determinação vale para atividades não essenciais e essenciais, com exceção dos serviços de saúde, atrativos turísticos, meios de hospedagem e transporte turístico.

Fica permitida somente a entrega de alimentos prontos para consumo por delivery ou tele-entrega entre 10h às 20h, sendo proibida a retirada no balcão.

Também fica permitido o funcionamento de farmácias, urgência e emergência médica humana e animal; serviços de assistência social e atendimento a população em estado de vulnerabilidade; serviços funerários; serviço de fiscalização pelos órgãos fiscalizadores municipais, estaduais e federais; provedores de acesso às redes de comunicações, telecomunicação e internet.

Com a atualização do decreto nesta segunda-feira (08), também fica permitido o funcionamento de postos de combustíveis, lojas de conveniência, restaurantes e lanchonetes estabelecidos às margens da BR-277, ficando proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no local.

Transporte Privado

O transporte privado de passageiros pode funcionar somente para atender moradores que possam justificar o deslocamento: para aquisição medicamentos, produtos médico-hospitalares e produtos veterinários; para comparecimento, próprio ou de outra pessoa, na condição de acompanhante, a consultas ou realização de exames médico-hospitalares nos casos de problemas de saúde inadiáveis; para realização de trabalho, se exercer função nas áreas de saúde, segurança, assistência social e meios de hospedagem; para retorno às suas residências.

O município ainda mantém o toque de recolher das 20h às 5 horas, ficando proibida a circulação de pessoas, salvo por motivo de força maior. As denúncias relativas ao descumprimento das medidas restritivas podem ser feitas por meio do telefone 199 ou do aplicativo 156 Foz.