Facebook

Foz sedia campeonatos de voleibol brasileiro e mundial

Foz do Iguaçu será sede de dois dos maiores eventos esportivos da modalidade voleibol – masculino e feminino - em 2022. Em maio, a cidade receberá atletas estudantes de todos os estados do país no campeonato brasileiro. Já em junho, equipes de todo o mundo participam da competição mundial.

Mais de 1.200 jovens atletas são esperados nas duas competições. Nesta quarta-feira (13), foi realizada a primeira reunião com representantes da Prefeitura Municipal para tratar sobre a organização, logística e recepção das delegações em Foz do Iguaçu.

Participaram representantes das secretarias de Esportes, Saúde, Obras, Turismo, Educação, Fazenda, além da Guarda Municipal, Instituto de Transportes e Trânsito - Foztrans e da Fundação Cultural.

Campeonato brasileiro

O Campeonato Brasileiro de Escolar de Voleibol será entre os dias 24 de abril a 01 de maio. Ao todo, estão confirmadas 56 equipes de todos os estados do país. São atletas estudantes na faixa etária de 15 a 18 anos.

Os jogos serão realizados nas quadras esportivas do município: Ginásio Costa Cavalcanti, Sebastião Flor, Ronaldo Schimidel, além da parceria com a AABB - Associação Atlética Banco do Brasil. Na próxima segunda-feira (18), organizadores do evento estarão em Foz para dar início aos preparativos, em conjunto com as secretarias municipais.

O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol, Federal Paranaense, Governo do Estado e Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Campeonato mundial

O Campeonato Mundial Escolar de Voleibol será entre os dias 18 a 27 de junho. Já estão confirmados participantes de 27 países. São mais de 900 atletas, entre 15 e 18 anos, de diferentes nacionalidades. Esta é a primeira vez, em 30 anos, que o evento é realizado na América Latina. Foz do Iguaçu foi selecionada na última edição do campeonato, realizada na Sérvia em 2021.

Os locais de competição serão os mesmos usados para os jogos do Campeonato Brasileiro. O comitê organizador envolve a Federação Internacional Desporto Escolar, Confederação Brasileira de Voleibol e Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Dia Cultural

Durante o Campeonato Mundial Escolar de Voleibol, as delegações dos 27 países confirmados terão a oportunidade de conhecer melhor Foz do Iguaçu. Os atletas poderão visitar os pontos turísticos da cidade, como o Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras, entre outros.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Antonio Sapia, além de movimentar a cidade e valorizar a modalidade esportiva, a realização dos dois eventos trará muitos benefícios para a cidade, principalmente no setor do turismo. “São dois anos aguardando a confirmação desses dois eventos. Vão marcar nosso município, pois teremos atletas jovens de outros estados, até mesmo do mundo todo, que poderão conhecer melhor as riquezas de Foz do Iguaçu. É o voleibol levando Foz para o mundo.”