Facebook

Foz recebe reforço na segurança

Neste sábado (04), o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Rômulo Marinho, recepcionaram no 14º Batalhão da Polícia Militar as tropas da Força Nacional de Segurança que reforçarão o policiamento na cidade até março de 2022.

O emprego das forças federais atende a uma solicitação feita pelo Governo do Estado para fortalecer as ações policiais nas regiões de fronteira.

“Este é um reforço muito importante para Foz do Iguaçu, que garantirá que os iguaçuenses e os milhares de turistas que receberemos nesta alta temporada continuem tendo uma segurança pública eficiente. E, neste sentido, há de se destacar a atenção imprescindível do governador Ratinho Junior e do Coronel Marinho com a nossa cidade”, comentou Chico Brasileiro.

Pela portaria nº 482, de 26 de novembro de 2021, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, as equipes da Força Nacional ficarão no Estado no período de 1º de dezembro de 2021 a 5 de março de 2022.

Entre as atividades atribuídas à tropa estão a fiscalização, pontos de bloqueios, patrulhamentos e abordagens com o intuito de localizar criminosos, contrabandistas, armas, drogas e outros ilícitos. Além de Foz do Iguaçu, os policiais também atuarão nos municípios de Alto Paraíso, Guaíra e Icaraíma.

“As tropas da Força Nacional chegam em uma boa hora para trabalhar de forma integrada com as demais forças de segurança no combate aos ilícitos. Além disso, o 14º BPM de Foz contará com mais policiais para o patrulhamento, uma vez que, após 14 anos, os militares não precisarão mais cuidar de presos, pois, estes serviços serão executados pelo Depen”, disse o coronel Marinho.

Força Nacional

Desde 2004 a Força Nacional tem atuado em conjunto com as forças estaduais, por meio de programa de cooperação federativa entre a união através do Ministério da Justiça e Segurança Pública e as unidades federativas. O efetivo da Força Nacional é composto por policiais militares e civis, bombeiros militares e profissionais de perícia, mobilizados das instituições de segurança pública dos estados e do Distrito Federal.

Presenças

Também participaram do ato de boas-vindas às tropas federais o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, delegado Francisco Sampaio; o vereador Alex Meyer; o comandante do 14° BPM, Major Adelar Davies; o delegado chefe da 6ª Subdivisão Policial (SDP), Rogério Antônio Lopes; o comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), Ten-Cel Dorecki; o diretor-geral da Guarda Municipal de Foz, Inspetor Langnier; entre outras autoridades civis e militares.