Facebook

FOZ RECEBE 10 MIL MASCARAS DE XIAMEN

O município de Foz do Iguaçu recebeu, na última sexta-feira (03), a doação de 10 mil máscaras modelo N95. A doação é proveniente da cidade chinesa Xiamen, co-irmã de Foz do Iguaçu. Os equipamentos de proteção foram repassados ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck e a Secretaria Municipal da Saúde, e serão utilizados por profissionais que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus.O valor da mercadoria chega a R$ 250 mil.

 

“Em maio, recebemos 4 mil máscaras cirurgias e mil aventáveis do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), e agora, de Xiamen, mais essa significativa doação para o enfrentamento da Covid-19. Só temos que agradecer aos parceiros, que somam esforços no combate a pandemia”, comentou o prefeito Chico Brasileiro.

 

A ação é resultado do diálogo permanente entre a Diretoria de Assuntos Internacionais, da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e a cidade chinesa. O CODEFOZ (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), a Chinarte Cultura Media e o Comitê de Crise do Congresso Nacional também auxiliaram nesta conquista.

 

“Essa doação é uma grande conquista e mostra que a cooperação entre os países num momento de crise é fundamental. Fizemos o pedido e fomos prontamente atendidos pela nossa cidade co-irmã. Já estamos trabalhando em outras doações”, disse o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali.

 

O prefeito de Xiamen, Zhuang Jiahan encaminhou uma carta ao município de Foz do Iguaçu, cumprimentando a gestão pelos esforços empreendidos contra a pandemia e salientando a cooperação entre os países. “Estamos prontos para compartilhar informações e experiências, além de fornecer suporte e assistência da melhor maneira possível, a fim de coibir a disseminação da pandemia. Esperamos sinceramente que possamos aproveitar a cooperação existente, expandir intercâmbios e aprofundar a cooperação pragmática em todas as frentes, que alcançarão resultados e beneficiarão nossos povos”.

 

Foz do Iguaçu e Xiamen assinaram o acordo de irmandade em 2013.

 

Foto - Christian Rizzi