Foz do Iguaçu está entre os 42 municípios habilitados pelo Ministério do Turismo (Mtur) para fazerem parte da estratégia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Destes, 10 serão selecionados para receber diagnóstico e consultoria técnica para auxiliar a construção de um plano de transformação, bem como apoiar o planejamento de um sistema de gestão de DTI.
A lista dos municípios habilitados foi divulgada pelo Mtur nesta terça-feira (09) e está disponível no link https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/chamadas-publicas-e-selecoes/Edital_01.2023_DTI_Brasil_ResultadoHabilitao_Publicao_Site.pdf. O anúncio dos dez classificados será feito no dia 07 de junho.
“Foz do Iguaçu é uma cidade que tem um alto potencial para se consolidar como Destino Turístico Inteligente. Estamos muito felizes por sermos selecionados nesta primeira etapa e esperançosos de que estaremos entre os 10 classificados”, destacou o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana.
Os 10 municípios classificados passarão por um diagnóstico, que vai apontar uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local. Também serão capacitados gestores locais do setor. Os municípios deverão definir os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e conforme necessidades e possibilidades de cada um.
Entre os requisitos para a habilitação, o município deveria estar nas categorias A e B do Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, do Programa de Regionalização do Turismo. Também deveriam ser entregues cinco documentos obrigatórios para a habilitação.
O que é um DTI
Um Destino Turístico Inteligente é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. Além disso, para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar em resolver problemas de áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, de forma inovadora e com o uso de tecnologias.