Facebook

Foz e Londrina serão cidades-irmãs no Paraná

Os prefeitos Chico Brasileiro e Marcelo Belinati assinam, nesta quinta-feira (26), um acordo de cooperação técnica que torna Foz do Iguaçu e Londrina cidades-irmãs no Paraná. O convênio prevê a troca de experiências e expertises nas áreas de tecnologia, inovação, governança, desenvolvimento econômico, educação, assistência social, saúde, cultura, turismo, transporte e mobilidade urbana, entre outras.

"Londrina é a segunda maior cidade do Paraná, uma metrópole de 576 mil habitantes, e tem uma série de projetos e ações bem sucedidas que podem servir de referência para executarmos em Foz do Iguaçu. Apesar da diferença na densidade populacional, enfrentamos problemas e desafios semelhantes e queremos trocar experiências para que os serviços públicos cheguem com mais qualidade aos moradores das duas cidades", disse o prefeito Chico Brasileiro.

"Foz é uma das cidades mais importantes do Paraná e com a formalização deste protocolo, os Municípios se aproximam e trocam experiências bem-sucedidas e conhecimentos em várias áreas, o que fortalece ambos e os ajudam a crescer e a resolver os principais desafios em conjunto” destacou o prefeito Marcelo Belinati.

O vice-prefeito delegado Francisco Sampaio e os secretários José Elias Castro Gomes (Transparência e Governança) e Alex Canziani (Governo) também assinam o documento no ato que será realizado na cidade de Londrina. "O intercâmbio de projetos é cada vez mais comum entre as cidades. Foz do Iguaçu e Londrina têm muito a oferecer ao Paraná. Londrina também é um polo regional de grande potencial de visitação aos atrativos turísticos de Foz, da fronteira e da região", disse José Elias Castro Gomes.

Projetos

O secretário Alex Canziani adiantou que Londrina já está usando as referências do projeto Vila A Inteligente na rua Sergipe e que conta com a participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e do Parque Tecnológico Itaipu. "Queremos ampliar as parcerias com a cidade que têm a expertise do PTI, no turismo e em outras áreas de governança", disse Canziani.

Nesta primeira reunião em Londrina, a secretária Salete Horst (Fazenda)., os secretários Rafael Sanches (Tecnologia da Informação), Cezar Furlan (Obras), Leandro Costa (Planejamento e Captação de Recursos) e Licério Santos (Foztrans) se reúnem com seus pares londrinenses para troca de informações sobre os projetos das respectivas pastas.

O acordo, segundo protocolo que será assinado, prevê uma aliança estratégica entre as duas cidades para estabelecer "laços permanentes de irmandade, amizade, conhecimento, intercâmbio de experiências e cooperação mútua".

"As duas cidades comprometem-se a empregar esforços em busca do bem comum e do progresso econômico e social, além de ratificar como cidades-irmãs com edição de lei municipal, em atenção ao artigo 241 da Constituição Federal", diz o documento.