Facebook

Foz do Iguaçu elege 10 delegados para a FEPAL

O Congresso da FEPAL, que tem previsão estatutária de ocorrer a cada três anos, renovará a direção nacional da Federação e definirá um programa de ação para o período. A edição deste ano homenageará os 125 anos da imigração palestina e os 40 anos do movimento palestino no Brasil, tomando por base o primeiro encontro nacional da comunidade no país, ocorrido em 1979, em Brasília.

Foi nessa ocasião que surgiu a ideia da fundação de uma entidade de representação nacional da comunidade palestino-brasileira, ou seja, o embrião da FEPAL. O primeiro congresso seria realizado no ano seguinte, em novembro de 1980, exatamente no mesmo local em que ocorrerá a essa edição: o Hotel Embaixador, em Porto Alegre.

O 10º Congresso terá uma série de novidades em relação aos anteriores. Uma delas são os painéis temáticos. Quatro deles já estão confirmados na programação e serão realizados por grupos de profissionais da saúde, operadores do campo jurídico, mulheres e juventude. Todos os grupos são compostos por integrantes de origem palestina.

Pelo menos outros dois painéis estão sendo organizados, um para debater a Questão Palestina à luz do atual momento geopolítico, inclusive diante das novas posturas do Brasil em relação ao tema, outro sobre a história da FEPAL.

A abertura do 10º Congresso da FEPAL será no dia 26 de abril, às 20h, e contará com apresentações folclóricas, artísticas e culturais. A programação seguirá no dia 27, com plenárias de delegados e temáticas, que acontecerão em horários variados. No dia 28, será realizada a plenária final, com a eleição da nova direção da FEPAL.

Foto - Christian Rizzi
@rizzi1971