Facebook

FOZ DO IGUAÇU COMPLETA 107 ANOS

Foz do Iguaçu nunca foi tão prestigiada em uma cerimônia de aniversário como nestes 107 anos completados neste 10 de junho. Foi a maior presença de autoridades do Governo do Estado numa solenidade para comemorar a festividade.

O ato oficial de hasteamento da bandeira do município, na manhã desta quinta-feira, reuniu o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, os deputados estaduais Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia Legislativa, Paulo Litro, e Gugu Bueno, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, João Francisco Ferreira, ciceroneados pelo prefeito Chico Brasileiro e o vice-prefeito delegado Francisco Sampaio.

"É uma demonstração clara que Foz do Iguaçu está na vanguarda de acontecimentos que colocarão a cidade em uma vitrine mundial de grandes investimentos. Isso graças às parcerias feitas pela Prefeitura, governos estadual e federal. A cidade está repleta de obras de infraestrutura e pontuais para que a retomada aconteça o mais breve possível e da melhor maneira", declarou o prefeito Chico Brasileiro.

O prefeito agradeceu tanto ao governo estadual como à Itaipu pelas obras que estão sendo realizadas em parceria, que darão uma guinada na economia local e que já estão atraindo investidores de fora, possibilitando que a cidade saia da estagnação e se prepare de forma ordenada para o desenvolvimento que é iminente, como por exemplo a segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, a Perimetral Leste, Mercado Municipal, ciclovias, espaços de lazer nos bairros, criação de novos nichos de turismo, convênios para fortalecer a marca do Destino Iguaçu e a cidade como um polo de soluções de tecnologia e inovação.


“Nossa cidade tem marcas e momentos históricos, e um desses momentos foi quando Brasil e Paraguai decidiram construir a Itaipu. Quero em nome do povo de Foz, expressar o nosso mais profundo reconhecimento pelo que essa empresa representa para a cidade. A Itaipu vem dando apoio para transformar nossa cidade na dimensão verdadeira que ela merece. E complementou : “assim como o Governo do Estado, que não tem medido esforços para fazer grandes parcerias que isso se concretize”.

Mais obras e impulsionamento do turismo

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira, reafirmou o compromisso da empresa com o município. “Há um cronograma que começou em 2019 e vai prosseguir por vários anos. Aquilo que está em andamento ou já previsto não sofrerá interrupção, como a segunda ponte, que deve ser concluída em 2022, a duplicação da Rodovia das Cataratas, que deve iniciar no segundo semestre. Todas as obras têm recursos garantidos e serão aplicados, reforçando a economia e a geração de empregos”.

Representando o governador Ratinho Junior, o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, afirmou que o Governo do Estado tem trabalhado para impulsionar a economia e firmar Foz do Iguaçu como primeiro destino turístico do Brasil. “Foz é o cartão de visitas do nosso Estado e queremos colocá-la como primeiro destino turístico do Brasil. Existem uma série de projetos para atrair novos investimentos, mas a pandemia interrompeu esses sonhos de forma temporária. Estamos nos preparando para estimular a economia e retomar a geração de empregos, deslanchando o turismo”, adiantou.

Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Hussein Bakri disse que “Foz atingiu sua maturidade, demonstrando um crescimento fantástico, apesar da pandemia”. Ele afirmou ainda que “Foz está plantando um grande futuro que será colhido por novas gerações”.

Transmissão on-line

A solenidade de hasteamento da bandeira do município foi exibida pelo Facebook da Prefeitura de Foz. O evento também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Ney Patrício, além de representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica e forças de segurança do município – Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, Receita Federal e Corpo de Bombeiros.