Facebook

Foz começa a vacinar crianças de 3 a 4 anos

Crianças com idade entre 3 e 4 anos, 11 meses e 29 dias vão receber a vacina contra a Covid-19, em Foz do Iguaçu. As doses serão ofertadas em 29 Unidades Básicas de Saúde que abrirão excepcionalmente neste sábado, dia 23, em adesão ao Movimento Vacina Mais.

A imunização dos pequenos também poderá ser feita semana que vem – entre os dias 25 e 29 – em todas as unidades de Saúde, que atenderão com o horário estendido. A partir do dia 1.º de agosto, as doses serão ofertadas em cinco unidades de referência, durante o horário de expediente.

Para vacinar a criança, pais ou responsáveis devem levar documento de identificação, comprovante de residência e a Carteira de Vacinação. Não é preciso fazer agendamento, basta procurar a UBS mais próxima de casa. Ao receber a primeira dose, serão anotadas na carteirinha a data e a unidade onde a criança deverá receber a segunda dose.

Para quem optar por vacinar no sábado (23), pode procurar qualquer uma das unidades. As UBS’s São João, Morumbi II, Profilurb II, Jardim América e Cidade Nova estarão abertas das 9 às 21 horas. As demais atenderão o público até às 15 horas.

Na semana seguinte, as mesmas unidades vacinarão até às 20 horas, exceto as UBS’s Vila Adriana, Parque Presidente, Ouro Verde e Jardim Jupira que mantêm seus horários de atendimento até às 13h. Apenas a Unidade Básica de Saúde 24 horas Padre Italo Paternoster não tem vacina disponível.

As cinco unidades que ficarão como referência para a vacinação das crianças na faixa etária de 3 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, a partir de agosto, são a UBS Maracanã, UBS AKLP, UBS São João, UBS Padre Monti e UBS Morumbi III. Lembrando que a primeira dose da vacina pode ser feita em qualquer outra, a escolha da família, no dia 23 e de 25 a 29/07.

Vacina Mais

O Movimento Vacina Mais é uma iniciativa governamental para aumentar a cobertura vacinal da população e reduzir os riscos de novos surtos das doenças respiratórias. Além da vacina contra a Covid-19, serão disponibilizadas a vacina da gripe e todosos imunizantes do calendário vacinal, como Sarampo (tríplice viral) e Meningite.

“Estamos ofertando todas as vacinas, nas 29 UBS’s com horário estendido e atendimento inclusive neste sábado para facilitar o acesso da população”, explicou a secretária Jaqueline Tontini, salientando o esforço para minimizar o impacto as doenças de inverno tem causado nos equipamentos de saúde.

A ampliação para a nova faixa etária das crianças foi definida pelo Ministério da Saúde. Foz do Iguacu tem um público estimado de 9 mil crianças com a idade indicada nessa fase de vacinação.