Facebook

Foz aplica quarta dose contra a Covid em idosos acima de 80 anos

A Secretaria Municipal da Saúde dará início, na próxima segunda-feira (28), a aplicação de uma segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose contra a Covid-19, em idosos com 80 anos ou mais. Todas as 29 unidades básicas de saúde (UBS) ofertarão a vacina, sem a necessidade de agendamento.

Anteriormente, a quarta dose só era indicada para pessoas imunocomprometidas com mais de 18 anos. A decisão em incorporar a quarta dose para idosos foi tomada pela Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI) que levou em conta a redução da efetividade das vacinas nesse público. Os estudos indicam que há um "envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção."

A indicação também considera dados clínicos, que apontam a eficácia e segurança da aplicação da segunda dose de reforço em pessoas imunocomprometidas, com elevação significativa dos anticorpos. “O surgimento de novas variantes também deve ser considerado, especialmente em grupos mais vulneráveis, como os idosos. Por isso é estremamente importante que essa população busque as unidades de saúde e garanta mais essa proteção”, orientou a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Para receber a quarta dose, o idoso precisa ter recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses. Conforme a orientação do Ministério da Saúde, a vacina a ser utilizada para a dose de reforc¸o devera´ ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).

As equipes das unidades de saúde serão organizadas a partir da próxima semana para iniciar vacinação domiciliar em idosos acamados e os que vivem em instituições de longa permanência.