Facebook

Festival das lanternas

No próximo domingo (05), Foz do Iguaçu será o palco da festa milenar de uma das civilizações mais antigas do planeta. O encerramento do Ano Novo Chinês é um dos momentos mais importantes da cultura oriental, que celebrará o rito de passagem para o Ano do Coelho, de acordo com horóscopo chinês.

Em Foz do Iguaçu, o evento caminha para se tornar tradicional. Será a segunda edição do Ano Novo Chinês em Foz, realizado pela primeira vez em 2020 e interrompido nos anos seguintes por conta da pandemia da Covid-19.

O evento será na Praça da Paz, a partir das 10h, com apresentações de música, teatro e artes marciais, entre outras opções. Seguindo a tradição, o local será decorado com lanternas e outros adereços temáticos.

Tradicionalmente, no Festival das Lanternas as famílias participam de brincadeiras culturais e passeiam levando lanternas feitas de papel. Em alguns locais ao redor do mundo, os participantes soltam centenas de lanternas que enfeitam o céu.

Relações entre Foz do Iguaçu e China

Em 2023, a festa ganhará ainda mais relevância por conta da presença do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao. A participação destaca a boa relação entre as duas nações. No período em que estiver no Município para a celebração, o embaixador será considerado Hóspede Oficial do Município, conforme decreto do prefeito Chico Brasileiro, publicado em 30 de janeiro.

As tradicionais festas chinesas fazem parte do cenário cultural de Foz do Iguaçu desde 2017. A cidade foi o cenário escolhido para sediar o 1º Festival da Lua, com apresentações artísticas nas Cataratas do Iguaçu e na Praça da Paz. O Festival da Lua Cheia teve novas edições em 2018 e 2019.

Foz do Iguaçu integra a lista de destinos aptos a receberem chineses, criada pelo World Tourism Cities Federation (Federação Mundial de Cidades Turísticas). São 128 cidades em 62 países que constam na lista.

“Os festivais são formas de fazer com que a população chinesa que reside em Foz sinta-se ainda mais acolhida, além de valorizar o Destino como um local que pode receber todos os povos, respeitando as culturas e tradições”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

Ano do Coelho

A passagem de ano, conforme a cultura chinesa, é repleta de significados. Ao contrário da tradição ocidental que se baseia pelo ciclo de translação da terra ao redor do sol, os chineses se baseiam no calendário lunar.

Conforme o ciclo, o Ano do Tigre dá lugar ao Ano do Coelho. Conforme a mitologia, o animal indica sorte e tranquilidade. São 12 signos, inspirados em 12 animais: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cachorro e Javali.