Facebook

Faixas para motos

Nesta sexta-feira, 30 de junho, o vereador Dr Freitas (PSD) esteve conversando com os motociclistas no centro de Foz do Iguaçu. Em cumprimento à lei originária de um projeto do vereador, o Foztrans instalou os primeiros 11 motoboxes em três cruzamentos de grande fluxo. Os espaços exclusivos para as motos nos semáforos servem como área de segurança para evitar colisões principalmente nas “arrancadas”. Outro fator importante é reduzir o movimento de ziguezagues nos trechos entre um semáforo e outro.

Satisfeito com a implementação das faixas, o vereador Dr Freitas enalteceu a decisão do prefeito Chico Brasileiro e da equipe técnica do Foztrans em colocar a lei em prática. “Foz do Iguaçu é uma cidade atípica, nenhuma cidade no Paraná tem tantas motos circulando ao mesmo tempo. Essas faixas vêm para beneficiar e preservar o pessoal que vive o dia a dia em duas rodas”, diz Freitas.

REAÇÕES SÃO POSITIVAS

Consultados sobre a novidade, trabalhadores e demais usuários aprovaram: “Tá bom demais! Moto já tem muitas aqui, então vai ajudar”, afirma Adriano Ganassoli, marceneiro. O servidor público, Lucas Volpato, que utiliza moto há 15 anos comenta que é uma boa iniciativa para Foz. “As motos antes ficavam todas aglomeradas em cima da faixa, então acho que vai ajudar bastante o trânsito e diminuir acidente”, comenta ele, que já se acidentou duas vezes.

IMPLEMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO

Para sinalizar os motoboxes foram instaladas placas, além de desenhos nas vias, logo atrás da faixa de pedestres. Na manhã desta sexta-feira, 30 de junho, a reportagem observou que muitos motociclistas ainda não entenderam a dinâmica e continuam se posicionando atrás ou ao lado dos automóveis e caminhões. Alguns motoristas de veículos também não se atentaram às placas e desenhos acabando por avançar sobre as faixas de recuo.

Na opinião do vereador Dr Freitas, uma ideia seria ele sugerir à Prefeitura realizar campanhas de divulgação e conscientização dos motoristas e usuários de motos sobre a novidade.

VEJA OS LOCAIS

Segundo o Foztrans, com a sanção da Lei n° 5.245 de 12/04/2023 os motoboxes funcionarão de modo experimental nos cruzamentos da Avenida JK com as avenidas Carlos Gomes, Duque de Caxias e José Maria de Brito. A ampliação para demais semáforos poderá ocorrer após o período de avaliação de 30 dias.