Facebook

EXERCITO AJUDA NO PATRULHAMENTO DA FRONTEIRA

Exército, Marinha, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal intensificaram o combate aos crimes de fronteira, em Foz do Iguaçu e região. A área de maior atenção é a barranca do Rio Paraná, já que a baixa vazão tem facilitado a travessia de mercadorias ilegais do Paraguai para o Brasil.

O foco da ação, batizada de “Leito Seco”, é combate o intenso contrabando de cigarros, tráfico de drogas e transporte ilegal de alimentos, além do descaminho de outros produtos. Esses crimes aumentaram consideravelmente nas últimas semanas por conta da crise provocada pela pandemia do coronavírus.

“Com o fenômeno do Covid-19 junto com a seca do rio, mais pessoas passaram a ir para o descaminho, contrabando e tráfico de drogas. Além disso, tem sido notado um fluxo de alimentos indo de maneira ilegal do Brasil para o Paraguai. Nessa ação o barquinho vem com drogas e volta com alimentos. Com isso, todos os órgãos aqui da região se integraram mais ainda e coordenaram essa operação visando combater esses ilícitos”, contou o comandante do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado, tenente-coronel Marcelo de Melo Pontes Feliciano.

Militares e policiais estão se revezando em patrulhamentos aquáticos e terrestres durante 24 horas. O número de agentes foi dobrado e a ação ganhou um reforço do helicóptero da PRF, que auxilia na identificação de pessoas suspeitas, em comunicação direta com as equipes em terra.

“Nós do 34° BIMec estamos patrulhando de manhã, tarde, noite e madrugada. O pessoal do Nepom da Polícia Federal também está com a gente e as apreensões já aumentaram com o trabalho”, explicou o comandante Pontes.
Além da repressão à entrada de ilícitos, as equipes também estão atuando na fiscalização de pessoas, visando impedir o ingresso e saída irregular do país por conta do risco de disseminação do Covid-19. O trabalho, que conta com o apoio da Armada Paraguaia, já registrou resultados.

Na última quinta-feira (23) um homem suspeito de contrabando foi preso tentando cruzar o Rio Paraná com o auxílio de uma boia e uma televisão. O rapaz foi flagrado pelo helicóptero da PRF e tentou fugir, mas acabou detido. O suspeito é de nacionalidade paraguaia.