Facebook

ESTUDANTE DA UNILA DESENVOLVE IMPORTANTE PROJETO

Shirley Carla Chamby Espejo, estudante do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), desenvolveu um protótipo de incubadora portátil de Demanda Biológica de Oxigênio (DBO), baseada no efeito termoelétrico com sistema de monitoração. O projeto, orientado pelo professor Oswaldo Hideo Ando Júnior, foi premiado como trabalho destaque no 3° Congresso de Engenharia e Ciências Aplicadas nas Três Fronteiras, realizado no final de 2018. "Foi um processo longo em que a gente buscou fazer um sistema de controle de temperaturas a partir de um termoelétrico. Demonstramos, experimentalmente, que o sistema termoelétrico é capaz de estabilizar certas temperaturas. Assim, temos um controle mais técnico e poderemos resfriar ou aquecer um sistema”, explica a estudante, que é natural da Bolívia.


O trabalho foi desenvolvido por Shirley dentro do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), na pesquisa “Projeto e desenvolvimento de novos métodos para microgeração de energia através da captação de energias residuais (Energy Harvesting)”. O plano de trabalho realizado pela estudante era voltado à análise experimental do desempenho de um microgerador (TEG) aplicado a tubulações de gases para captação de energias residuais.


Atualmente, a discente continua como bolsista no mesmo projeto de pesquisa, mas agora com um plano de trabalho que tem como objetivo o desenvolvimento de self-powered (energy harvesting), para futura aplicação em sensores autônomos. Energy harvesting é um processo pelo qual a energia de um ambiente é captada e convertida em energia elétrica para outros dispositivos, visando aproveitar a energia que está sendo desperdiçada.


“O prêmio foi um reconhecimento. E foi importante para saber que eu ainda posso superar ainda mais minhas expectativas. Foi um grande incentivo para mim, e isso é só o início de coisas maiores que ainda irão acontecer”, afirma Shirley.