Facebook

ESTIAGEM MUDA O VISUAL DAS CATARATAS DO IGUAÇU

O regime baixo de chuvas nas últimas semanas e o fechamento de comportas das usinas situadas ao longo do rio Iguaçu alteraram o fluxo de água nas Cataratas do Iguaçu.

Com menos água, detalhes do cânion do Parque Nacional do Iguaçu ficam mais evidentes, assim como todo o conjunto de 275 saltos, que formam as Cataratas, ganham um visual diferente.

Nesta quinta-feira (26), a vazão das Cataratas do Iguaçu chegou ao seu nível mais baixo do ano e superou a marca histórica de seca, ocorrida em 2006. A Divisão de Hidrologia da COPEL registrou às 9h, o volume do Rio Iguaçu com 216 mil litros d’água por segundo, a vazão média das Cataratas é de 1.500 metros cúbicos por segundo.

Em 2006 o Paraná passou por uma severa estiagem e o nível do rio Iguaçu, onde estão as Cataratas chegou a 256 metros cúbicos por segundo. O cenário desolado das quedas com pouca água, surpreendeu os turistas de todo mundo.

O Parque Nacional do Iguaçu está fechado desde o dia 18 para visitação pública, por tempo indeterminado, conforme a Portaria nº 227, publicada em 22 de março de 2020, pelo ICMBio. A medida visa garantir a saúde de das pessoas para conter a transmissão comunitária do coronavírus (covid-19).

Foto - Christian Rizzi