A Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza será homenageada pela Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira (04), com a entrega da Moção de Aplauso nº 16/2022 em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.
A moção, de autoria do vereador Adnan El Sayed, será entregue às 9 horas no plenário da Casa de Leis, localizada na Travessa Oscar Muxfeldt, nº 81 – Centro.
A unidade de ensino foi a primeira a iniciar o atendimento em período integral no município, atendendo hoje 220 alunos do 1º ao 5º ano. Além da grade curricular, a escola oferta aulas de inglês e espanhol, atividades de educação ambiental e sustentabilidade, aulas de música, dança, teatro, capoeira e violão. Também terá início na escola o projeto de robótica educacional, com todas as turmas.
Recentemente a Parigot recebeu o prêmio “Cruzando Fronteiras”, da Organização dos Estados Íbero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), que reconhece as experiências educacionais nas escolas da rede pública como formas de fortalecimento das identidades individuais e culturais de seus alunos. A escola foi a única selecionada da região Sul e recebeu a premiação em Brasília, no mês de agosto. O projeto do ensino bilíngue na escola é desenvolvido com apoio da Unila. Em 2022, a escola completou 47 anos, tendo seu trabalho reconhecido por toda a comunidade iguaçuense.
Secretaria da Educação
No dia 13 de dezembro, a Secretaria Municipal da Educação receberá uma Moção de Aplauso em reconhecimento aos resultados obtidos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Foz do Iguaçu atingiu a nota 6,7 no IDEB de 2021, o melhor resultado do Paraná entre as cidades com mais de 200 mil habitantes.
A escola com melhor desempenho foi a Benedicto João Cordeiro, no Jardim Tarobá, com a nota 7,9, seguida da Escola Municipal Jardim Naipi, com 7,8. Cinco escolas conquistaram a média 7,5, são elas: Frederico Engel, Getúlio Vargas, Papa João Paulo I, Josinete Holler e Santa Rita de Cássia.
A homenagem à Secretaria de Educação foi proposta pelo vereador Rogério Quadros com intuito de parabenizar todos os profissionais envolvidos com a avaliação e os resultados obtidos.