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Educação inicia avaliação nutricional nas escolas

A Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação dará início, na próxima segunda-feira (21), ao projeto de avaliação nutricional dos estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais.

O intuito é fazer um levantamento do perfil nutricional dos alunos e verificar a incidência de intolerâncias alimentares, além de planejar estratégias que contribuam para a conscientização de hábitos saudáveis (dentro e fora da escola). O projeto é baseado nas resoluções do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A coleta dos dados (aferição de peso e altura do aluno) será feita pelos professores de educação física – já capacitados pelas equipes da secretaria. Cada unidade escolar receberá uma balança para auxiliar no levantamento. As primeiras escolas a receber o projeto são: Profº Pedro V. Parigot de Souza, Profª Elenice Milhorança, Santa Rita de Cássia, Ponte da Amizade e Profª Josinete Holler A. Santos.

Para a realização do projeto, os pais ou responsáveis devem autorizar a coleta de dados através de um termo que está sendo enviado pelas escolas. O formulário também está disponível no link: https://forms.gle/6jLKdM6TmzJUFtpw7.

Sobrepeso e Obesidade

Conforme explicou a nutricionista da Divisão de Alimentação Escolar, Natalia Matias, o último levantamento nas escolas aconteceu em 2019 e identificou que 35% das crianças estavam com excesso de peso. “Sabemos que a pandemia trouxe muitos prejuízos, especialmente relacionados à alimentação. O objetivo deste projeto é caracterizar o perfil do aluno para subsidiar o planejamento e adequação na área da segurança alimentar, reduzindo a prevalência de doenças crônicas, como obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares”, explicou.

A identificação da incidência de alunos com diabetes mellitus, intolerância à lactose, doença celíaca, fenilcetonúria e vegetarianos/veganos, ocorrerá através do laudo médico. Atualmente, estes dados são enviados pelas unidades escolares à Secretaria da Educação, para que os cardápios da merenda escolar sejam adaptados aos estudantes com necessidades alimentares especiais.

No entanto, com um diagnóstico mais preciso, o setor de Alimentação Escolar conseguirá planejar estratégias de educação nutricional voltadas à necessidade/realidade de cada escola. “Queremos alavancar a educação nutricional, auxiliando na formação de hábitos saudáveis dentro e fora do ambiente escolar”, reitera a nutricionista.

“Em 2019 não foi possível avaliar todas as escolas e a partir de 2020, com a pandemia, este trabalho também não pôde ser realizado. Agora faremos um levantamento geral, e mesmo que tenhamos um resultado negativo (com um grande número de crianças acima do peso), poderemos agir para desenvolver uma conscientização melhor. Uma criança obesa tem mais chances de se tornar um adulto obeso”, lembra Natália.

A estimativa da Secretaria da Educação é concluir o levantamento de dados nas 50 escolas até o dia 23 de julho.