Facebook

Curso de auxiliar de panificação

Alunos do curso de auxiliar de panificação concluíram nesta quarta-feira (31) o curso profissionalizante ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Coamo.

O encerramento das aulas, na sede da Secretaria de Assistência Social, foi marcado por uma grande produção e degustação de panificados doces e salgados.

Nos últimos dois meses, cerca de 20 alunas (os) aprenderam as técnicas da panificação através da elaboração de massas, pizzas, pães especiais e pães rústicos. O curso de panificação também abordou temas essenciais para o mercado de trabalho, como a segurança alimentar, tipos e funções dos ingredientes, embalagens, técnicas de congelamento, procedimentos operacionais e boas práticas de fabricação.

A Central do Empreendedor também levou aos alunos informações importantes sobre a formalização e as vantagens do MEI (microempreendedor individual).

O diretor de Assistência Social, André dos Santos, participou do último dia de aula e ressaltou a importância da união entre as instituições. “Parcerias como essa são fantásticas. O SENAI é uma instituição reconhecida e um certificado de conclusão de curso com a marca do SENAI faz toda a diferença na vida de vocês. Também agradecemos a Coamo pela distribuição dos produtos para a realização deste curso. Vamos continuar com essas parcerias para novos cursos”, afirmou.

Suzane Langes é auxiliar de cozinha e buscou no curso um novo aprendizado. “Aprendemos massas de bolos, massas folhadas, vários tipos de pães. Eu já fazia algumas coisas em casa e agora pretendo produzir para a venda”, contou.

Jaqueline de Oliveira Martins já trabalha na área de confeitaria e agora agregou a panificação para ampliar a oferta de produtos. “Aqui também tive bastante conhecimento sobre a parte técnica e industrial, que eu não tinha muita noção antes. Agora já tenho mais conhecimento para poder investir em maquinários ou mesmo para trabalhar em hotel. Aqui a gente aprendeu tudo isso”, disse.

As vagas dos cursos ofertados pelo município são prioritárias às mulheres, migrantes, assistidos(as) do Patronato Municipal, famílias com Cadastro Único e beneficiárias de programas sociais, como o Bolsa Família e o Acessuas.