Facebook

Conselho Tutelar recebe homenagem

Durante a sessão ordinária desta sexta-feira, 08 de julho, o Legislativo Entrega da Moção de Aplauso nº 8/2022, de autoria do Vereador Jairo Cardoso, ao Conselho Tutelar de Foz do Iguaçu, em reconhecimento aos esforços dos servidores que cumprem sua missão com honradez e dedicação para o exercício da cidadania durante 30 anos de existência.

O vereador Jairo Cardoso (União Brasil), que já foi conselheiro tutelar, pontuou: “Tenho grande orgulho e alegria durante oito anos ter estado lá junto aos meus colegas conselheiros. O conselheiro muitas vezes é um agente que não é visível, aí falha o Estado, a família e eles estão lá atendendo. Os conselheiros trabalham nas madrugadas, zelando para garantir seus direitos.

A homenagem foi acompanhada por diversos trabalhadores da rede de proteção à infância e adolescência. Receberam as placas: Diógenes Costa, do conselho tutelar 1 e Marcio da Rosa, do conselho tutelar 2.

A conselheira tutelar, Rafaela Chioquetta, afirmou: “O conselho tutelar tem um papel muito importante no sistema de garantia de direitos, é um órgão imprescindível para essa garantia. Somos nós que identificamos na ponta as violações graves, apontamentos os violadores para a rede de proteção. Nossa luta é que entendem a real função do conselho tutelar”.

O presidente da Câmara, vereador Ney Patrício (PSD), finalizou: “É muito nobre a missão do Conselho Tutelar de zelar pela proteção dos direitos da criança e do adolescente, sendo o articulador que recebe a denúncia, ouve a criança e o adolescente e faz os encaminhamentos. Ele é o coração do Sistema de Garantia de Direitos”.