Facebook

Comus aprova gestão 2018 da saúde

Com 11 votos a 8, os conselheiros do COMUS (Conselho Municipal de Saúde), aprovaram o Relatório Anual de Gestão apresentado pela secretaria de Saúde na manhã desta quinta-feira, 21. O documento é um instrumento de monitoramento e acompanhamento da Programação Anual de Saúde (PAS), com diretrizes, objetivos, indicadores do Plano de Saúde, metas da PAS previstas e executadas, a análise da execução orçamentária e as recomendações necessárias incluindo eventuais redirecionamentos do Plano de Saúde.

A sessão contou com casa lotada e em diversos momentos conselheiros e servidores da saúde utilizaram a plenária para depoimentos e considerações a respeito da avaliação. A apresentação do RAG contou com a participação de sete diretores da pasta e da secretária de saúde, Kátia Yumi Uchimura, além do vice-prefeito, Nilton Bobato.

O condensado de números e resultados foi desenvolvido com base nos 12 pilares estratégicos que possuem 137 metas pactuadas no plano Municipal de Saúde 2018-2021 e os resultados alcançados são demonstrados através dos Relatórios Detalhados do Quadrimestre Anterior (RDQA) e do relatório Anual de Gestão.

Entre os avanços mais significativos dentro da área, está o alcance da taxa de mortalidade infantil, ficando adequada ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde (<10/1.000 habitantes nascidos vivos), com 9,7 por 1000 habitantes nascidos vivos.

Superação de metas como o programa Saúde na Escola, que no ano passado chegou a 25 escolas, atingindo mais de 8 mil alunos com ações voltadas à prevenção em saúde, e o tempo/resposta a pacientes que utilizam o serviço das UPAs, com implantação de novo sistema on-line.

“A exposição dos relatórios à comunidade é essencial para mostrar as ações desenvolvidas ao longo de 2018, e saber que as equipes de cada setor estão empenhadas em participar ativamente dessa gestão. Sem esse trabalho, de pessoas dedicadas e comprometidas, não seria possível superarmos problemas crônicos dentro da saúde”, confirmou a secretária.

Bobato salientou o trabalho incansável da equipe das diretorias e falou sobre a importância da reconstrução da pasta. “Viemos de um histórico desmonte na saúde e hoje procuramos com muito trabalho equilibrar essa realidade e conhecer cada vez as necessidade da comunidade. Esse relatório mostra muito do que foi feito, mas também do que ainda precisamos readequar. Estamos no caminho” . O vice-prefeito aproveitou o momento para anunciar a aprovação para a construção de unidade de saúde no Bubas.

“O que vimos nessa plenária do Conselho é a prática do exercício democrático no compromisso social ", finalizou o presidente do COMUS, Sadi Buzanelo.