Facebook

Comissão de Assuntos Fronteiriços

O presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Ney Patrício, foi recebido, na manhã desta quarta, 09, pelo presidente do Legislativo de Ciudad Del Este, Pedro Acuña. A visita ocorreu por conta do início dos trabalhos da Comissão de Assuntos Fronteiriço no legislativo de Ciudad Del Este (CDE). Também estiverem presentes a vereadora e presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Segurança e Assuntos Fronteiriços de Foz, Anice Gazzaoui, o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali. A Diretora de Relações Internacionais da Prefeitura de Ciudad Del Este, Lilian Matiauda acompanhou a reunião.

Inicialmente os vereadores das duas cidades se reuniram para apresentação dos integrantes da comissão no lado paraguaio. O objetivo é fortalecer a relação entre os poderes legislativos, além de debater ações conjuntas visando o desenvolvimento da Região Trinacional. "É um momento histórico. A criação e início dos trabalhos desta comissão demonstram a disposição dos vereadores de Foz e Ciudad Del Este em busca da solução de problemas comuns na fronteira", afirmou Ney Patrício. A vereadora Anice Gazzaoui reforcou a importância da parceria entre os vereadores. " A partir desta data, nós vereadores que fazemos parte das comissões, temos muitos desafios pela frente. Vamos fortalecer o diálogo entre os dois países e trabalhar incansavelmente para avanços em diversos setores", disse.

O diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, destacou que a integração entre Ciudad Del Este e Foz do Iguaçu avança com o entendimento mútuo entre os prefeitos Chico Brasileiro e Miguel Pietro, respectivamente.
" Temos dois prefeitos comprometidos em buscar ações conjuntas para melhorar a vida dos cidadãos da fronteira, tanto que temos duas diretoras de Assuntos Internacionais que trabalham integradas nas demandas da população, e agora ganhamos o apoio dos vereadores das duas cidades neste trabalho, explicou.

Logo após o encontro, o presidente Ney Patrício, a vereadora Anice Gazzaoui e o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, participaram do início de uma sessão na Câmara Municipal. Na ocasião reiteraram para os demais vereadores a importância da cooperação entre os legislativos para o progresso de ambos municípios em áreas como: segurança, trânsito, economia, saúde, educação, assistência social, entre outras. Também fazem parte da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Segurança e Assuntos Fronteiriços da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu os vereadores Carol Dedonatti (vice-presidente) e João Morales (Membro).