Facebook

Cmei Rosa Cirilo de Castro é inaugurado

A Prefeitura de Foz do Iguaçu inaugurou, na noite de terça-feira (26), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rosa Cirilo de Castro, no Profilurb II. A cerimônia, que contou com a presença do prefeito Chico Brasileiro, vereadores e demais autoridades, foi marcada pela alegria dos profissionais da educação e principalmente, das famílias, que na manhã de hoje (27) puderam levar os filhos para o primeiro dia de aula.

A unidade de ensino está com mais de 180 crianças matriculadas, de 6 meses a 3 anos de idade, em período integral e parcial. A estrutura moderna com mais de 1.500 metros quadrados possui dez salas de aulas (todas com solários), brinquedoteca, área de lazer com playground, jardim, lavanderia, cozinha, refeitório e lactário, além de banheiros adaptados para as crianças e PCDs. Cinco salas de aula contam com aparelhos de TV de 50 polegadas e outras cinco possuem equipamentos de som para as atividades com as crianças. O investimento do município na obra foi de R$ 2,6 milhões.

O novo modelo de estrutura para a educação infantil foi destacado pelo prefeito Chico Brasileiro durante a cerimônia. “Os novos Cmeis atendem todas as necessidades da criança na fase mais importante da vida dela, que é a primeira infância. São espaços amplos, modernos, para a criança aprender, brincar, correr e se desenvolver. Temos orgulho de ver que nossas unidades não perdem para nenhuma instituição privada”, disse.

O chefe do executivo lembrou que este é o 11º Cmei entregue pela atual gestão desde 2017. “Não estamos apenas construindo unidades de ensino, estamos dando condições para as famílias e melhorando a vida dessas crianças, porque o maior investimento se faz nas pessoas e estas crianças terão um futuro muito melhor”, afirmou.

Desafios

A secretária da educação, Maria Justina da Silva, lembrou dos desafios enfrentados durante a construção da unidade – que recebeu apenas 30% de recursos federais. “Sem uma gestão de qualidade nós não conseguiríamos chegar até aqui. Essa inauguração é resultado de muito esforço e do trabalho em equipe. Ver como está à unidade hoje é emocionante”, declarou. A diretora de educação infantil, Luciana Moreira, também destacou a qualidade do trabalho pedagógico. “A comunidade recebe hoje uma estrutura de primeiro mundo com professores e equipe qualificada para atender nossas crianças”.

História

O Cmei Rosa Cirilo de Castro foi inaugurado em 1987 com apenas uma sala de aula para atender, inicialmente, 12 crianças. Com o passar dos anos recebeu algumas reformas e ampliações, mas que não atenderam às necessidades das crianças e a demanda da comunidade. Em 2018, a gestão optou pela demolição do antigo espaço e a reconstrução da unidade. A diretora Maria do Socorro afirma que ver a nova estrutura é a realização de um sonho. “Estamos tão felizes que não temos nem palavras para descrever. Só quem viu esse espaço antes e ver ele agora vai entender o que estamos sentindo”.

Famílias comemoram

Dezenas de famílias acompanharam a inauguração do Cmei na noite desta terça-feira (26). Para muitas mães, o atendimento em período integral vai contribuir com a geração de renda, já que muitas poderão voltar ao trabalho. É o caso de Bruna Maiara Reis, moradora do Bubas e mãe da pequena Nicoly, de 2 anos. “Desde que ela nasceu eu não trabalhei mais, agora vou poder procurar um emprego”, disse.

Naiara Dalmazo de Oliveira, mãe da Helena, de um ano, também estava ansiosa para a entrega da unidade. Ela inscreveu a filha no cadastro de vagas em janeiro deste ano. “Sempre que passava aqui na frente pensava que ela (Helena) estudaria aqui. Pra mim é muito bom, porque me dá autonomia de voltar ao trabalho de forma presencial e para ela, para o desenvolvimento e o contato com outras crianças”, comentou.