Facebook

CMEI Celeste Sottomaior é inaugurado

A Prefeitura de Foz do Iguaçu entregou na noite desta terça-feira (10) o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Celeste Sottomaior, no Jardim Paraná. O Município investiu cerca de R$ 3,2 milhões na construção da unidade, que poderá atender até 230 crianças de seis meses a cinco anos.

A unidade possui 1.514 metros quadrados e conta com dez salas de aula, sala de amamentação, lactário, banheiros adaptados, refeitório, salas administrativas, cozinha com depósitos e lavanderia, brinquedoteca e playground.

Durante a cerimônia de entrega, que contou com a presença de autoridades e a comunidade escolar, o prefeito Chico Brasileiro destacou a importância dos investimentos na educação.

De 2017 até agora, sete novos CMEIS foram entregues e até o final deste ano outros três serão inaugurados no Jardim Buenos Aires, no Profilurb II e no Jardim Jupira.

“Estamos construindo projetos que vão influenciar no futuro das crianças. É esta a herança que queremos deixar, de uma cidade transformadora. As novas gerações vão estudar em escolas de qualidade, e serão muito mais preparadas. É isso o que continuaremos fazendo, construindo espaços capazes de oferecer a funcionários e as crianças dignidade e possibilidade de um futuro melhor”, declarou.

Chico Brasileiro também anunciou novas construções de escolas e centros de educação infantil. “Em breve será licitada a escola da KLP e da Cândido Portinari. Também estamos licitando a construção de um CMEI na Gleba Guarani, para atender a comunidade dos conjuntos habitacionais Angatuba, Boicy I e II, na região de Três Lagoas, e iremos desativar um espaço de máquinas da prefeitura, ao lado do Centro da Juventude, para a construção de um CMEI no Jardim Naipi. Isso tudo com recursos do município”, garantiu.

História

O CMEI Celeste Sottomaior funcionava em um prédio antigo na região do Jardim Paraná, com uma estrutura inadequada, em desacordo com a legislação vigente. “O antigo CMEI tinha somente três salas de aula, que atendiam até 100 crianças. Agora a comunidade escolar contará com uma nova unidade, ampla e moderna, que atende as necessidades de desenvolvimento integral da criança, tanto no aspecto físico, psicológico, como no social e intelectual”, afirmou a secretária municipal de Educação, Maria Justina da Silva.

A diretora de educação infantil, Luciana Moreira, disse que, para os funcionários e a comunidade local, a construção do CMEI é uma grande conquista. “Elas deixam pra trás uma realidade de atendimento caótica, até insalubre, para desfrutar de um espaço capaz de oferecer muitas possibilidades. Esse é mais um sonho se tornando realidade graças à seriedade dessa gestão”, destacou.

Famílias

Antônia Delfina de Jesus é moradora da região e acompanhou a construção do CMEI desde o início. A filha dela, Raíssa, de 5 anos, é aluna da instituição. “Não tenho nem palavras, porque isso aqui é um sonho não só pra mim, mas para todas as famílias. Essa estrutura é maravilhosa, a equipe acolhedora, o espaço lindo. Estamos muito felizes”, declarou.

Bruna Marques dias é professora da unidade e tem uma filha, Sofia, estudando no CMEI. “É uma emoção presenciar esse dia. Nós tínhamos um CMEI tão pequeno, sem estrutura, e agora temos algo tão grande, lindo, maravilhoso. Nós já prestávamos um atendimento excelente, e agora vai ser ainda melhor”, comemorou.

O CMEI Celeste Sottomaior tem como diretora a professora Maristela Serafini dos Santos e possui uma equipe pedagógica formada por 16 professores, sete agentes de apoio e estagiários.

Presenças

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio; o presidente da Câmara de Vereadores, Ney Patrício, e os vereadores Anice Gazzaoui e Rogério Quadros; o secretário de Obras, Cézar Furlan, e de Administração, Nilton Bobato, e a secretária da Saúde, Rosa Maria Jerônymo.