Facebook

CIUDAD DEL ESTE VIRA PRAÇA DE GUERRA

Manifestantes de Ciudad del Este entraram em confronto com agentes da Polícia Nacional do Paraguai, na noite da quarta-feira (29), durante protesto nas imediações da aduana paraguaia da Ponte da Amizade.

A manifestação, tem como motivo a decisão do Governo Nacional de determinar que Ciudad del Este e municípios do departamento de Alto Paraná retornem da Fase 3 à Fase 1 do Plano de Quarentena Inteligente, em razão do aumento de casos de Covid-19 na região leste do país.

O ato foi convocado através das redes sociais, e contou com a adesão de setores favoráveis ao fim das restrições e à reabertura da fronteira com o Brasil. A concentração inicial foi a cerca de um quilômetro da Ponte da Amizade, na Rotonda Oasis. Os manifestantes seguiram caminhando em direção à aduana paraguaia.

Durante o enfrentamento com as forças policiais, houve o disparo de balas de borracha e bombas de efeitos moral. Um caminhão foi atingido por chamas, o que exigiu a intervenção do Corpo de Bombeiros. Caminhoneiros brasileiros e paraguaios, que aguardavam para atravessar a fronteira, ficaram retidos em meio aos distúrbios. Durante o confronto com as forças de segurança, dezenas manifestantes foram feridos e cinquenta pessoas foram presas.

Além de atearem fogo e depredaram alguns caminhões que estavam na fila para entrar ao Brasil, alguns vândalos infiltrados na manifestação, depredaram e saquearam lojas do microcentro de Ciudad del Este.

Mesmo com as violentas manifestações, o governo paraguaio deverá manter a decisão de retroceder à fase 2 da quarentena em Cidade do Leste, aplicando medidas mais restritas. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (30) pelo coordenador do Conselho de Defesa Nacional (Codena) e assessor da Presidência, Federico González, “a decisão é um pedido do Ministro da Saúde, Julio Mazzoleni e da sua equipe, após o departamento de Alto Paraná registrar 30% das mortes por Covid-19 de todo o país”, afirmou.