Facebook

CHICO BRASILEIRO É REELEITO EM FOZ DO IGUAÇU

Em umas das eleições mais disputadas da história do município, Chico Brasileiro (PSD) foi reeleito prefeito de Foz do Iguaçu com apenas 2.657 votos a mais do que o adversário Paulo Mac Donald (Podemos). Paraibano, nascido na cidade de Piancó, o prefeito reeleito já foi vereador, vice-prefeito, secretário municipal e deputado estadual.

Para os próximos quatro anos, ele projeta a retomada econômica da cidade a partir de parcerias. “É hora de unirmos força com o governo do estado, com a Itaipu, que é uma grande parceira do município de Foz do Iguaçu, com os deputados estaduais, com os deputados federais, com o governo federal”, disse, em uma live após a confirmação do resultado da eleição. “Vamos, a partir de segunda-feira, articular um grande trabalho para acelerar o desenvolvimento de Foz.”

Chico ressaltou que, por outro lado, manterá a atenção à saúde em meio à pandemia do novo coronavírus. “Não vamos descuidar da Covid-19 de forma alguma, ao contrário, vamos sempre orientar as pessoas, trabalhar intensamente com nosso sistema de saúde”.

Dentista e ex-secretário municipal de saúde, o prefeito reeleito propõe para a próxima gestão criar o serviço de telemedicina nas unidades básicas de saúde, promover um mutirão de cirurgias eletivas no pós-pandemia, construir postos de saúde nas regiões do Bubas, 1º de maio, Parque Presidente e Jardim Alvorada, além de ampliar a unidade Lagoa Dourada.

Na educação, está em seu plano construir mais seis centros municipais de educação infantil (CMEIs), equipar as salas de aula com ferramentas tecnológicas, além de implantar o ensino trilíngue na rede pública do município.

Na área de segurança, pretende comprar 100 novas pistolas para a Guarda Municipal, ampliar totens nas praças da cidade, expandir o videomonitoramento e aprimorar a atuação da Patrulha Maria da Penha.

Chico Brasileiro quer ainda ampliar o programa de pavimentação de ruas de Foz, levando asfalto para todos os bairros, e de obras de drenagem contra alagamentos. Ele pretende ainda tirar o porto seco da região central de Foz do Iguaçu e utilizar o espaço para a construção do Centro Cívico. Outra proposta é um amplo programa de regularização fundiária que deve abranger cerca de 10 mil pessoas.

 

Confira o resultado final:

 

  • Chico Brasileiro (PSD) – 54.252 votos (41,29%)

  • Paulo Mac Donald (PODE) – 51.595 votos (39,77%)

  • Sidnei Prestes (Republicanos) – 7.670 (5.84%)

  • Ranieri Marchioro (PRTB) – 6.943 (5,28%)

  • Tatiana Fruet (PROS) – 5.243 (3,99%)

  • Luiz (PT) – 2.884 (2,20%)

  • Nelton Friedrich (PDT) – 1.915 (1,43%)

  • Cassio Lobato (Patriota) – 615 (0,47%)

  • Alemão (PCdoB) – 260 (0,20%)