Facebook

CEMEI Professora Viviane Jara Benitez

A região da Gleba Guarani, em Três Lagoas, conta agora com o maior Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) de Foz do Iguaçu, para atendimento a mais de 500 crianças de seis meses a cinco anos de idade. A entrega da unidade, que leva o nome da professora Viviane Jara Benitez, aconteceu na noite desta quinta-feira (27) e reuniu centenas de pessoas, entre autoridades, moradores e profissionais da educação.

A unidade de ensino é a 12ª entregue pela gestão do prefeito Chico Brasileiro e possui uma das estruturas mais modernas, atendendo à educação infantil em todas suas especificidades, com salas multifuncionais, estruturas adaptadas e com acessibilidade.

A Prefeitura investiu R$ 5,6 milhões na construção do Cmei, com recursos próprios do município. “A educação é a maior ferramenta de justiça social. Estamos dando a essas crianças oportunidades para que elas cheguem à universidade e escolham o que quiserem ser”, disse o chefe do executivo.

Brasileiro também contou aos moradores que a construção da unidade era um compromisso da gestão, que também esteve comprometida com a construção dos conjuntos habitacionais.

“Logo que assumi a prefeitura, em 2017, havia um déficit habitacional muito grande e fomos atrás de resolver essa questão. Buscamos junto ao Governo Federal a construção do Angatuba 1 e 2 e do Boicy 1 e 2 e nos comprometemos com a infraestrutura da região. Estou feliz porque hoje não estamos entregando apenas um Cmei, mas um compromisso assumido com as mais de 900 famílias que vivem aqui”, disse o prefeito.

A secretária da educação, Maria Justina da Silva, afirmou que investir na primeira infância é garantir um futuro melhor para os cidadãos. “Dar a essas crianças uma educação de qualidade, com uma estrutura confortável e profissionais comprometidos é cuidar do futuro delas”, garantiu.

Luciana Moreira, diretora de Educação Infantil, agradeceu a parceria com a Secretaria de Planejamento no desenvolvimento de projetos que já são modelo para o Brasil. “A educação de Foz do Iguaçu tem feito história. Já são 12 Cmeis entregues que possibilitaram a geração de mais de 4 mil vagas, todos eles com padrão de qualidade, respeitando as especificidades da educação infantil”.

Com mais de 2 mil metros quadrados, a unidade possui 14 salas de aula, sendo 12 com banheiros em anexo e solários, cozinha e amplo refeitório, lactário, palyground e brinquedoteca, almoxarifado, lavanderia, além das salas administrativas, como secretaria, salas dos professores e coordenação e também o estacionamento para funcionários.

Homenagens a Viviane

A cerimônia foi marcada por belas homenagens à Viviane Jara benitez, que teve uma vida de luta em prol da educação pública. A mãe de Viviane, Doraci Jara Benitez, a irmã Márcia e a sobrinha Gabriele acompanharam os depoimentos de amigos e profissionais que conviveram com a professora.

“Viviane sempre foi uma lutadora. Uma mulher que lutou pelos direitos coletivos, sempre leal aos servidores e sempre leal a seus princípios. Hoje, esse Cmei é dedicado a ela, para que seu legado seja lembrado para sempre”, disse o prefeito Chico Brasileiro. “Viviane lutou muito pela educação de qualidade, sempre justa, honesta. Essa homenagem é mais que merecida”, afirmou Maria Justina.

Gabriela Benitez, disse que a tia foi sua melhor amiga. Ela descreveu a Viviane por traz das lutas sindicais, como uma tia acolhedora, uma boa ouvinte, que gostava de uma boa música e fez grandes amigos. Gabriela deixou a mensagem para que as pessoas levem sempre o nome da Viviane como símbolo de luta e resistência.

Viviane atuou nas escolas municipais Érico Veríssimo e Jardim Naipi antes de assumir o cargo de diretora de políticas sindicais do Sinprefi (Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação de Foz do Iguaçu), em 2018. Em setembro de 2022, assumiu a presidência do sindicato, liderando a chapa única que teve 90,81%, de aprovação. Viviane faleceu em fevereiro deste ano, aos 39 anos.

Aulas

O Cmei inicia o atendimento na próxima segunda-feira (31) para turmas de Infantil 4 e 5; na quarta-feira (02) as turmas de Maternal 2; no dia 07 de agosto as turmas de Maternal I e posteriormente o Berçário.

Presenças

A cerimônia contou com a presença de secretárias e secretários municipais; do presidente da Câmara Municipal, João Morales; da vereadora Anice Gazzaoui; dos vereadores Adnan El Sayed, Jairo Cardoso, Kalito Stoeckl, Ney Patrício e Rogério Quadros; e do vice-reitor da Universidade da Integração Latino-Americana, Rodne de Oliveira Lima.