Facebook

Caminhoneiros aprovam vacina em dose única

Os caminhoneiros de Foz do Iguaçu aprovaram a força tarefa de imunização contra a covid-19 na manhã deste sábado (26). A categoria está recebendo vacinas da Janssen em dose única. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu das 9h às 15 na sede do SEST/SENAT do Parque Presidente II, próximo ao CTG Charrua.

As vacinas chegaram na noite de sexta-feira (25), informa a secretária de Saúde, Rosa Maria Jerônymo. A organização do mutirão foi em conjunto com o SEST/SENAT. "Hoje toda equipe da Secretaria da Saúde está trabalhando, aplicando as vacinas. Vão ser 400 doses aplicadas no sábado e o restante na segunda-feira (28)", adiantou.

Na avaliação da secretária, a vacinação é um avanço. "Muito importante, porque este é um grupo que atravessa o país, que entra em outros países e precisava ter esta vacinação. Que bom que eles estão sendo vacinados com dose única, o que garante a eles uma maior segurança para continuar trabalhando com saúde", completou Rosa.

Sem descuidar

"Rapaz, é uma sensação muito boa, porque deixa a gente imune (a covid-19)", comemorou o caminhoneiro Edson Rodrigues Santana, logo após receber a dose.

No entanto, o trabalhador alerta que é preciso manter a guarda, sem descuidar, com relação à doença. "Não estamos totalmente imunes, tem que se proteger".

Santana trabalha no sistema de "cruze", levando ou buscando cargas pela fronteira do Brasil com a Argentina. Para continuar na atividade, ele diz que precisa fazer todas as semanas a testagem de covid-19. O resultado negativo deve ser apresentado no meio da Ponte Tancredo Neves, entre os dois países.

A mesma atividade é exercida pelo condutor de carreta Julio Cesar Alves, que estava com uma certa ansiedade para receber logo o imunizante. "É muito bom isto. Estava esperando faz tempo. Por ser dose única, é muito bom também", disse.

Julio Alves revelou que, pouco antes de seguir para o mutirão de vacinas, fez o exame de detecção da doença, que será apresentado às autoridades argentinas toda vez que entrar no país, na próxima semana. "Lá, se não apresentar o exame negativo, não entra", revelou.

36 dias na estrada

Moacir Candeia também comemorou a imunização recebida. Ele informou que trabalha em uma transportadora que atua em vários países, além do Brasil. "Se vacinar com a dose única é a melhor coisa que fizeram", comentou. "Estou voltando de uma viagem de 36 dias pela Argentina", contou.

"Muito bom para nós esta vacinação. Principalmente por que o caminhoneiro está na linha frente", afirmou Celso Osmar Adams. "Positivo principalmente ser ser uma dose", ressaltou. Devido à doença, muitos caminhoneiros ficaram ruins, sem poder exercer a atividade.

Boa aceitação

A enfermeira Clarissa Coelho estava animada com a empolgação dos trabalhadores do setor de transporte, especialmente por ser apenas uma dose. "Não teve nehuma resistência", revelou.

Nesta etapa estão sendo vacinados trabalhadores com as carteiras de habilitação C, D e E. Os autônomos precisam apresentar a carteira da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).

A estimativa é que 1,5 mil pessoas façam parte deste grupo. Para receber o imunizante, é preciso apresentar comprovante de endereço de Foz do Iguaçu. Além dos trabalhadores do transporte, a vacinação inclui a população em situação de rua. A distribuição de novas senhas no local será na segunda, a partir das 7h30.

Expectativa

A diretora do SEST/SENAT, Vanderleia Cáceres, disse que todos estavam na expectativa da chegada das vacinas, o que ocorreu na noite de sexta-feira (25). Após a confirmação, ainda segundo ela, houve uma mobilização das equipes para comunicar os transportadores e participar da força-tarefa no sábado.

"Nossa unidade tem espaço para manter o distanciamento recomendado entre as pessoas. Esta é uma excelente oportunidade que a gente não poderia deixar passar", completou Vanderleia. O SEST/SENAT participa também de outas ações com a Prefeitura, como a vacinação contra a Influenza.