Facebook

Câmara de Foz celebra Dia do Povo Muçulmano

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu comemora nesta quarta-feira, 12 de maio, o Dia do Povo Muçulmano. A sessão solene será realizada em atendimento à Lei Municipal nº 4.109, de 05 de julho de 2013, de autoria da Vereadora Anice Gazzaoui. O evento será realizado pela Bancada inter-religiosa da Casa de Leis, composta também pelos vereadores: Jairo Cardoso (DEM) e Alex Meyer (PP).

Foz do Iguaçu conta com a segunda maior colônia árabe do país e é a maior comunidade muçulmana do Paraná. Neste ano, a data também coincide com o encerramento do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos. Devem participar do evento: Prefeito, representante da Itaipu, lideranças religiosas (Sheiks, Bispo e Pastor presidente do Copefi), Deputado Estadual Hussein Bakri; Márcio Moreira, Chefe da Casa Civil em Foz e Presidente de entidades religiosas ligadas à religião muçulmana.

A Vereadora Anice (PL) explicou um pouco da lei e todo contexto da celebração. “Temos a lei municipal do Dia do Povo Muçulmano que é comemorado no dia 12 de maio e neste ano coincidentemente teremos também o fim no mês do Ramadã, que é regido pelo calendário lunar. Este ano ele está acontecendo uma coisa que talvez jamais aconteça de novo, que é coincidir essas datas. O Ramadã começou no dia 13 de abril e a previsão de término é dia 12 de maio. Estamos aproveitando a data não só pra comemorar o dia, mas para fazermos a celebração do término do mês do Ramadã. E, fazermos a reflexão que motiva o mês, que você deva jejuar, mas você faz isso pra sentir um pouco a necessidade do próximo. Esse ano é diferente, ainda estamos em pandemia, precisamos de solidariedade, amor ao próximo. É uma reflexão espiritual, dos acontecimentos, ainda precisamos muito da solidariedade. Comemoramos este ano pedindo paz, amor e saúde para todos os povos. Essa lei municipal de Foz foi apresentada por mim em 2013, votada e sancionada. E, posteriormente, o Deputado Estadual apresentou a lei na ALEP e hoje também é uma lei estadual”, pontuou a Vereadora Anice Gazzaoui (PL).

A solenidade será realizada em formato híbrido, em virtude da pandemia da covid-19. Algumas autoridades devem participar do plenário da Câmara e outras via Zoom. O evento não será aberto ao público, também devido às restrições para evitar propagação do novo coronavírus. Ele terá início às 19h, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo (Plenário online no site, youtube e Facebook).