Facebook

BIBLIOTECA RETOMA ATENDIMENTO VIA AGENDAMENTO

A Biblioteca Municipal Elfrida Engel retomou o atendimento aos usuários nesta segunda-feira (25) com novas medidas para a prevenção da Covid-19. A principal delas é a implantação do sistema de agendamento para a realização de empréstimos de livros. Os leitores devem, obrigatoriamente, solicitar a data de retirada da obra através do whatsapp: 98423-3124 ou pelo e-mail bibliotecapublicafoz@gmail.com. O atendimento da Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.


“O sistema de agendamento é fundamental para garantir o controle da demanda dos usuários, intercalando horários para que seja atendido um usuário por vez”, disse a Diretora de Cultura Thaisa Praxedes.
Partindo desse mesmo cuidado com a saúde dos usuários e funcionários, está proibida a entrada ou circulação de pessoas no ambiente. Devido à essa medida, foi instalado um balcão em frente à Biblioteca, localizada na Fundação Cultural.


O local foi devidamente montado seguindo as normas para o distanciamento entre o usuário e o atendente e com a disponibilização de álcool em gel para a higienização das mãos dos frequentadores. A Fundação Cultural reforça ainda a obrigatoriedade do uso de máscaras para o ingresso no ambiente.


As medidas atendem ao Decreto 28.150, publicado em Diário Oficial, na semana passada, pela prefeitura.


Cuidados
A Biblioteca também adotou medidas para o manejo adequado dos livros. Assim que são devolvidas, as obras são acondicionadas em sacos plásticos, etiquetadas e depositadas em estante reservada para somente esta finalidade. Os livros serão higienizados e desinfectados com produtos apropriados e permanecerão em quarentena por quatorze dias antes do próximo empréstimo.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Coronavírus pode permanecer em superfícies de papel por até nove dias. “Pode haver indisponibilidade de livros por conta da quarentena, mas esses são protocolos embasados nos dados científicos e que adotam todas as seguranças sanitárias para preservar a saúde do leitor”, explicou a Bibliotecária Ana Gabriela Borges Freitas. Em virtude da pandemia, as doações de livros estão temporariamente suspensas.


Catálogo
Os leitores podem consultar o catálogo dos livros através do endereço eletrônico: http://pmfoz.phlnet.com.br/. Usuários com prazo de devolução de livros em atraso antes da pandemia também podem entrar em contato via WhatsApp 98423-3124 ou pelo e-mail bibliotecapublicafoz@gmail.com.