Facebook

Aulas de espanhol começam nas escolas municipais


A Secretaria Municipal da Educação começou a ofertar as aulas de espanhol aos alunos da rede pública de ensino. O projeto, em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), visa despertar o interesse pelo idioma e trabalhar a oralidade das crianças, por meio da produção sonora, em textos e histórias infantis.

As aulas começaram em março na escola de período integral, Parigot de Souza, na região central da cidade, e foram ampliadas para as escolas Padre Luigi Salvucci, na Vila C, e João XXIII, no Morumbi I.

A próxima escola a ofertar a disciplina será a Gabriela Mistral, no Jardim Lancaster, que também iniciará o período integral com a finalização das obras de reforma e ampliação. Neste primeiro momento, 238 alunos do 1º ao 4º ano destas escolas estão sendo atendidos.

De acordo com a secretária da educação, Maria Justina da Silva, o projeto será ampliado de forma gradativa para as demais unidades de ensino. “Começamos com as aulas de inglês e agora estamos iniciando o espanhol, capacitando nossos professores e de forma gradativa, vamos ampliando o número de escolas e turmas atendidas”, reiterou.

Os professores que ministram as aulas possuem especialização na língua espanhola e receberão apoio técnico da Unila, através do curso de Letras. No dia 03 de maio, eles passarão por uma nova formação promovida pela Smed.

O material didático, segundo o coordenador do projeto Fabiano de Augustinho, foi produzido pela secretaria e auxiliará os docentes na produção das aulas. “Nosso objetivo não é alfabetizar a criança no espanhol, mas trabalhar a oralidade, através de histórias infantis. Fazer com que elas se familiarizem com o idioma, reconheçam as palavras, entendam e futuramente saibam se comunicar”, explicou.