Facebook

ABERTURA DO NATAL EM FOZ ENCANTA MULTIDÃO

Mais de 20 mil pessoas circularam pela Praça da Paz na noite de ontem (11), durante a abertura do Natal de Foz. O espetáculo “Além do Arco-Íris”, da Companhia Felchak Produções encantou moradores e turistas com uma história cheia de magia. Logo em seguida o Papai Noel subiu ao palco, e ao lado do prefeito Chico Brasileiro, do vice-prefeito Nilton Bobato e da primeira dama e secretária de Direitos Humanos, Rosa Maria Jerônymo, comandou o acendimento das luzes da decoração e da árvore gigante de 28 metros de altura. Uma queima de fogos também marcou o inicio da temporada de apresentações.

 

“Queremos repetir o sucesso do ano passado, quando mais de 220 mil pessoas passaram pela praça em mais de 40 dias de programação”, anunciou o prefeito Chico Brasileiro, que também enalteceu a parceria com a Itaipu Binacional para a realização do evento. “Obtivemos o apoio essencial da Itaipu e dos empresários, que se mobilizaram para oferecer o Natal para Foz do Iguaçu. A Itaipu, sem duvida, é imprescindível para o Natal de Foz, e não é apoio somente na Praça (da Paz), é no conjunto de todas as ações, e nos últimos três anos ela tem sido uma grande parceira” afirmou.

 

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, General Joaquim Silva e Luna foi representado no ato pela superintendente de Comunicação Social e responsável pela Assessoria de Turismo de Itaipu, Patrícia Iunovich, que transmitiu o apreço pelo evento e estendeu o convite à celebração do Natal no Gramadão, neste sábado (14). Patrícia confirmou o compromisso da usina com a cidade, e na realização de eventos. 'A Itaipu é uma grande apoiadora dos grandes eventos da cidade e não poderia ficar de fora do Natal de Foz', disse.

O diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues também elogiou os parceiros que tornaram a realização do Natal possível. “Quando falamos de envolvimento em eventos que são um presente para a cidade, estamos justamente falando sobre pessoas, que unidas podem fazer a diferença para toda uma cidade”.

 

A parceria também foi elogiada pela secretária de Direitos Humanos e coordenadora do Natal de Foz, Rosa Maria Jerônymo. “Precisamos agradecer Itaipu e reafirmar que o Natal de Foz é de todos vocês”, disse.Rosa também destacou a festa da virada de ano, que acontecerá na Praça da Paz este ano. “Esse era um pedido antigo da comunidade e que será atendido agora, no dia 31”. Licério Santos, vice-presidente do Comtur, e um dos coordenadores do movimento entre empresários para custear gastos com o Natal deste ano, exaltou a iniciativa e todos que aderiram. “A cidade precisa desse movimento, e nosso desejo é que possamos ajudar a estender o Natal não somente ao centro e ao Gramadão, mas também aos bairros da cidade”.

O Natal de Foz é uma realização da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural, com patrocínio de Itaipu Binacional, Eletromil, Produssom, apoio institucional do Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar e apoio da Solutudo, Rede Regional de Cultura e Patrimônio da BP3 e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.

 

Público

O clima de alegria era visível entre os visitantes. Bruna Castro e o esposo, trouxeram os três filhos para ver as luzes do natal na praça. “Moramos em Três Lagoas e não tinha como perder, a gente vem todo ano”, disse. “Parece que a cidade fica mais alegre com as luzes, todo mundo junto, é sempre muito lindo”. Um dos três filhos, Gabriel de 11 anos, estava admirado com os fogos. “É a parte que mais gosto”.

A aposentada Romualda Pereira também veio com a irmã, a filha e as netas para conferir a festa de perto. “Todo ano a gente sai de casa só para ver as luzes do Natal, e agora não foi diferente. A gente ficou com medo de ficar sem, mas a cidade já sabe que ter um natal assim, é muito importante”.

 

Feirinha

Além das apresentações a Feirinha de Natal atraiu grande público no primeiro dia da festa, o que animou os feirantes. “Surpreendeu o movimento”, confirmou a artesã Eliane Vogado, que visita periodicamente outras cidades e feiras. “Quem visita outras cidades sabe da importância que é investir no Natal”. Marta de Castro, também feirante, estava animada. “A gente precisa apostar no Natal”. A Feirinha Noturna acontecerá todos os dias durante a programação do Natal, sempre das 18h às 22 hs.

Hoje, a programação inclui a abertura da Casinha do papai Noel, às 20 horas.