Facebook

3 mil vacinados contra a gripe em um só dia

A Secretaria Municipal de Saúde aplicou 3.007 doses da vacina contra a Influenza (Gripe H1N1) no último sábado (10), quando foi realizado o dia “D” de vacinação para a população em geral. Para este dia foram disponibilizadas 10.440 doses, as últimas enviadas pelo Governo do Estado para Foz do Iguaçu. Nesta semana, as 29 unidades básicas de saúde atenderão a demanda espontânea para a vacinação contra a gripe. Somente 7.433 doses estão disponíveis.

“A orientação é que o morador busque a unidade mais próxima de casa. Poucas doses ainda estão disponíveis, por isso não há necessidade de agendamento. Vale lembrar que o Ministério da Saúde orienta um intervalo de 14 dias entre a vacina da Covid e da Influenza” disse a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

A vacinação contra a gripe começou no dia 12 de abril para os públicos prioritários e foi aberta para a população em geral no dia 28 de junho. Até agora, 69.835 pessoas foram imunizadas, sendo 23.669 do público em geral.

A cobertura vacinal em idosos (pessoas acima de 60 anos) atingiu apenas 63% de cobertura, situação diferente dos últimos anos, quando a Saúde registrou a marca de 100% neste público. “Sempre superamos a meta de vacinação nos idosos. No ano passado, quando estávamos no pico da pandemia, a única vacina disponível era a da Influenza, então todos buscaram a imunização. Neste ano, acreditamos que por conta do intervalo de 14 dias entre uma vacina e outra, muitos deixaram de buscar as unidades de saúde”, comentou a coordenadora do programa de imunização, Adriana Izuka.

A cobertura entre crianças também não atingiu a meta e está em 68%; gestantes 55% e puérperas 56%. Em pessoas com deficiência a cobertura é ainda menor, de 31%, e com comorbidades apenas 18%.