Facebook

24 milhões de árvores plantadas

A Itaipu Binacional iniciou nesta quinta-feira, 14, em Foz do Iguaçu, a série de plantios de árvores que irá fazer nos 16 municípios lindeiros ao lago de Itaipu para celebrar a marca de 24 milhões de árvores plantadas pela empresa em áreas protegidas do reservatório.

Para o evento, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente no Terminal Turístico em parceria com a usina, na “Prainha” de Três Lagoas, foram convidadas cerca de 30 alunos da Escola Municipal João da Costa Viana que plantaram espécies nativas da Mata Atlântica.

O prefeito em exercício, delegado Francisco Sampaio, plantou a primeira muda e elogiou o envolvimento dos pequenos na ação. “Acompanhar a importância de preservar a natureza desde a infância faz toda a diferença. Com essa sensação de estarem conectados à natureza, podemos criar em cada um deles o hábito de cuidar e proteger”, afirmou.

Cristiano Teixeira, gestor da Ação de Recuperação e Conversação de Áreas Protegidas da Itaipu Binacional, destacou a importância das parcerias firmadas há muitos anos com o Município. “Os números atingidos não são apenas da Itaipu, mas de todos os municípios, coletivos ambientais e comunidades que prestam o apoio necessário. Sem isso, nada seria possível. A nossa união com Foz é muito grande, pois assim como as árvores, uma sozinha pode ajudar, mas juntas que fazem a diferença”, garantiu.

Participação da escola

Além de estar localizada no bairro de Três Lagoas, a Escola João da Costa Viana participou do evento por também desempenhar uma série de ações ambientais com os alunos, professores e funcionários, como a horta com plantas medicinais, aulas de conscientização e uso do espaço da escola para valorizar a biodiversidade.

Para Leandra Araújo, de 9 anos, o plantio divertiu e a ensinou ainda mais. “Foi muito legal brincar e plantar. Sem as árvores ninguém consegue viver, porque elas nos dão o ar bom para respirar e um clima bom”, contou.

Quem estava com ela era o colega Isaac Pinheiro, 9, que achou tudo novo. “Eu nunca tinha plantado uma árvore e achei tudo muito empolgante e divertido. É importante plantar mais, porque isso ajuda o meio ambiente e a nossa vida”, relatou.

E não foi somente para promover a preservação da flora que o plantio serviu, como conta Ucker David, 9. “As árvores também ajudam os animais que moram nas matas e florestas. Sem elas, muitos podem até entrar em extinção. Por isso precisamos preservar mais, porque ajudam a diminuir a poluição também”, alertou.

De acordo com o secretário interino de Meio Ambiente, Jan Nieuwenhoff, todo o trabalho desempenhado pela secretaria é valorizado em iniciativas com essa, com as crianças. “Já são mais anos que estamos envolvidos em ações como essa. Neste tempo, contribuímos para muitas formações e temos essa responsabilidade em mostrar cada vez mais a importância de cuidar da natureza”, destacou.