Facebook

2022 terá novos fluxos no atendimento domiciliar

A partir de fevereiro de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu terá o Servico de Atendimento Domiciliar (SAD), para otimizar o formato de atendimentos domiciliares e integrar os serviços de saúde do Município. O serviço foi estabelecido por meio de protocolo de Atenção Domiciliar, o qual veio a ser estruturado pela Diretoria de Atenção Básica com o apoio das equipes dos hospitais Municipal Padre Germano Lauck e Costa Cavalcanti.

O protocolo visa o atendimento domiciliar de qualidade, contando com a criação do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que será o gerenciador e ordenador das ações executadas em Foz, principalmente para unir os atendimentos realizados na atenção primária e especializada. Estima-se que cerca de 150 pessoas sejam assistidas mensalmente nas residências por meio do Programa Melhor em Casa, no entanto, muitas pessoas ainda ficam sem o atendimento devido a demanda elevada.

“Essa demanda cresceu de forma acentuada durante a pandemia, por conta dos internamentos e dedicação quase que exclusiva das equipes de saúde aos casos de coronavírus. O acompanhamento dos pacientes contaminados foi outro diferencial que nos ajudou muito a monitorar os casos da doença e salvou vidas. Com a mudança, teremos somente avanços”, esclareceu a secretária de Saúde, Rosa Jeronymo.

Fluxo de encaminhamento

O encaminhamento dos pacientes também será modificado. As demandas serão recebidas pelo SAD, que fará o direcionamento de acordo com a complexidade da mesma para definir se o paciente será acolhido pelo programa de Atenção Primária a Saúde ou o Programa Melhor em Casa, com maior agilidade.

A diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tontini, conta que a integração tem papel importante no acompanhamento das demandas, pois, em caso de agravamento dos casos, será necessário ter o acesso aos prontuários eletrônicos em todos os equipamentos de saúde do município.

“Cada encaminhamento terá uma prioridade e, por isso, há essa necessidade de ter acesso rápido a cada paciente. É um formato mais ágil e que dará continuidade ao serviço em toda a rede, saindo do hospital até a atenção primária”, explicou.

Aumento das equipes

Para o cumprimento do protocolo será necessário ainda a ampliação para três equipes do Programa Melhor em Casa, que realizarão o atendimento, formadas por médios, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Segundo Aline Luiza Führ, que integra o suporte técnico ao programa Melhor em Casa, as equipes da rede de saúde do município serão capacitadas para as mudanças.

“Por enquanto seguiremos no mesmo formato, mas a nossa intenção é realizar essa capacitação para que todas as equipes do município entendam os novos fluxos e cumprirem ainda mais o bom papel que desempenham”, frisou.