Facebook

XIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMEÇA HOJE

Tem início nesta sexta-feira (5), às 19 horas, no Hotel Golden Park Internacional, a XIII Conferência Municipal de Saúde, com a temática “Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, onde 350 propostas levantadas junto à comunidade em 77 eventos preparatórios serão analisadas por 700 delegados.

 

As reuniões mobilizaram este ano, mais de 5 mil pessoas e deram origem as demandas relacionadas à saúde pública, que deverão ser analisadas para que integrem as demandas a serem levadas ao evento estadual em junho, e na plenária nacional, em agosto.

 

“A contribuição de todos os segmentos da sociedade é fundamental na construção de políticas públicas que objetivam o cumprimento integral dos princípios basilares do SUS que é a universalidade, a integralidade e a equidade”, disse o prefeito Chico Brasileiro, que estará presente no evento. Para ele, os dois dias de eventos resultarão em propostas positivas para serem aplicadas no serviço municipal de saúde.

 

Para a secretária de Saúde, Kátia Yumi Uchimura a conferência será uma oportunidade para conhecer anseios da comunidade em relação à saúde. “Defendemos a democratização da gestão como condição inegociável para sua qualificação e uma conferência é a instância máxima de deliberação do controle social. As entidades e segmentos aqui representados fazem deste um espaço de proposição, norteador da política de saúde para os próximos anos”.

 

O presidente do COMUS, Sadi Buzanelo, referiu-se ao evento como um casamento. “A Conferência é a aparência de um casamento, com a entrega das alianças de um noivado, de novos compromissos, de pactuações entre usuários, trabalhadores, prestadores e gestores, que juntos constroem a saúde do Município”.

 

No sábado (6), as plenárias iniciam às 8h e seguem até às 18 horas, com a participação de convidados; o evento é aberto à população. Interessados devem realizar o cadastramento (veja programação abaixo). Já estão confirmadas as presenças de autoridades e do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Rangel da Silva; assessora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Marina Sidinéia Ricardo Martins; da consultora do COSEME, Maria da Penha Marx Sapata, e do procurador do Ministério Público, Marco Antônio Teixeira.

 

PROGRAMAÇÃO

 

SEXTA, 5

15h às 18h - Abertura dos credenciamentos a delegados (as) e Observadores e demais habilitações pertinentes (imprensa/convidados especiais) ao evento.

15h às 18h - Habilitação das entidades que buscam vagas na Permanente Plenária do COMUS-FOZ, para a Gestão 2019/2022.

19h - Plenária solene de abertura:

- Leitura, para homologação, de síntese do RI-regimento interno e demais regulamentação da XIII COMFE/19, já aprovados pela Plenária do COMUS-FOZ, através da Resolução nº 06/2019.

- Entrega do reconhecimento (homenagens ao conselheiro João Lerias e enfermeira Marli Teixeira).

- Palavra das Autoridades da Mesa de Honra.

- Palestra magna: conselheiro Rangel da Silva - Presidente do CES/PR.

- Coquetel de confraternização para os participantes.

 

SÁBADO, 6

8h - Coffe break à todos os inscritos.

8h30 - Plenária de abertura dos trabalhos: avisos e informações.

8h35 - Palestra motivadora: Profº Ryon Braga – Reitor da UNIAMERICA.

09h15 - Exposição nos grupos para aprofundamento das discussões temáticas dos 7 eixos e sub-temas na avaliação dos delegados.

10h às 12h – Debate das propostas e encaminhamentos à Plenária.

12h - Almoço coletivo no local, para os Delegados, Observadores e Convidados Especiais.

 

14h às 18h - Plenária final com deliberação das propostas e moções.

15h30 - Eleição e homologação das entidades do COMUS-FOZ, para a gestão 2019/2022.

18h30 - Encerramento solene da XIII COMFE/2019.