Facebook

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA

Começa amanhã (10) a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A mobilização terá novidades este ano como o aumento na faixa etária das crianças que agora será até 5 anos 11 meses e 29 dias (antes era até 4 anos, 11 meses e 29 dias). Em Foz do Iguaçu a campanha contra a gripe terá reforço com horário padronizado das salas de vacina nas unidades de saúde.

 

Nesta campanha, a vacina contra a gripe será administrada do dia 10 ao dia 19 de abril, apenas para o grupo de: Crianças, gestantes e puérperas (mulheres em período pós-parto).

 

Na mesma ocasião ocorrerá a atualização da carteira de vacinação desses grupos. “Queremos atingir a meta de vacinação desses grupos na campanha, pois encontramos dificuldade em outros anos", disse a responsável pelo setor de imunização, Adriana Izuka.

 

A partir de 22 de abril, o primeiro grupo prioritário continua sendo vacinado, e a imunização se estende aos demais grupos prioritários formados por: indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional e segue até dia 31 de maio.

 

Horários

A secretaria de Saúde informa que a vacinação nas unidades de saúde acontece a partir do dia 10 de abril, de maneira padronizada. As unidades com funcionamento até às 13h30 (Lagoa Dourada, Parque Presidente, Portal da Foz, Maracanã e Vila Adriana) vão vacinar de segunda a quinta-feira, das das 8h às 12h30. Na sexta-feira, das 8h às 11h.

 

Nas unidades com funcionamento integral a vacinação acontece de segunda a quinta-feira das 8h às 17h30 e na sexta-feira, das 8h às 11h, e das 13h às 17h.

 

Campanha

O Dia D da Vacinação acontece em 4 de maio, num sábado, quando as unidades permanecerão abertas para vacinação durante a mobilização nacional. A campanha tem como meta principal reduzir a mortalidade, as complicações e a internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

 

A meta é vacinar pelo menos, 90% da população (68.170 pessoas) dos grupos elegíveis para a vacinação. A maior população é de crianças de até cinco anos (21.782), seguida dos idosos (20.321).