Neste sábado, dia 26 de agosto, a partir das 17h30, será realizada a primeira edição do projeto "Roda Feira", na Avenida República Argentina com Avenida Mário Filho, no Morumbi.
Na estreia, o tema “Igualdade Feminina” é marcado pela apresentação de dança Stiletto das meninas do grupo“Divas no Salto”. Haverá também a apresentação do grupo “TDL - Samba & Pagode” tocando grandes sucessos do samba, pagode e da música baiana. Quem está acostumado a passear pela Praça da Paz aos domingos já conhece de perto os Feirantes que ali comercializam peças feitas pelas mãos de artesãos e artistas plásticos que apresentam suas obras. Além disso, quitutes e variedades em alimentos e bebidas enriquecem o lado gastronômico, tornando a conhecida Feirinha mais eclética. No projeto, os feirantes prometem ofertas diferenciadas ao público presente.
“Roda Feira” realiza atividades culturais com apresentações artísticas que vão de shows musicais à dança, gera emprego e renda, amplia possibilidades de arrecadação de micro empresários e empreendedores individuais, fortalece iniciativas gratuitas para toda população, e promete circular por diversos bairros da cidade. A iniciativa é realizada Núcleo dos Feirantes de Foz do Iguaçu – ACIFI, e também conta com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Fundação Cultural.
Roda Feira
O projeto idealizado pelo produtor cultural Fabrício Chianello é inspirado na arte circense, como também acontece com os feirantes. Com suas próprias estruturas, eles armam, montam e desmontam a sua própria barraca e lona. A iniciativa busca impulsionar e explorar a Feira em toda cidade, ganhando não apenas visibilidade, como experimentando públicos distintos e potenciais consumidores. É ainda a aproximação do feirante, do artista e do entretenimento a todos os tipos e perfis de público.
Com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, o projeto realiza a circulação da Feira Livre junto seus feirantes associados ao Núcleo de Feirantes de Foz de Iguaçu - ACIFI, em iniciativa que começa pelo Morumbi, possibilitando maior geração de renda não apenas aos feirantes, como também ao local. Além disso, colabora com a descentralização e democratização em atrativos gerando iniciativa gratuita a todo público.
Agendas já confirmadas
26/8 - Morumbi
Local: Av. Mário Filho nº 2
Tema: Dia da Igualdade Feminina
22 e 23/9 - Vila C
Local: Praça ao lado do Centro de Convivência
Tema: Festival da Primavera
13/10 - Centro
Local: Praça da Paz
Tema: Dia das Crianças
03 e 4/11 - Porto Meira
Local: Parque Remador
Tema: Festival Acústico
Sobre o Núcleo dos Feirantes - ACIFI
Criado por um grupo de feirantes de Foz do Iguaçu e estabelecido em Núcleo dos Feirantes de Foz do Iguaçu na ACIFI, o movimento já conta hoje com mais de 100 feirantes que atuam em feiras diversas da cidade iguaçuense.