Facebook

ÚLTIMOS DIAS PARA SOLICITAR AUXÍLIO EMERGENCIAL CULTURAL

Termina nesta sexta-feira (20) o prazo para os responsáveis pelos espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais de Foz do Iguaçu solicitarem o auxílio emergencial garantido pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural (nº 14.017, de 29 de junho de 2020).

A oferta do subsídio, com valores entre R$3 mil e R$10 mil reais, foi organizada pela Fundação Cultural, através do edital de chamamento público nº 02/2020, lançado no mês passado. Para receber o repasse, os interessados devem fazer o cadastro via plataforma SISPROFICE - (Sistema de Informações da Cultura) da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura do Paraná (link http://www.sic.cultura.pr.gov.br). O edital estabelece exigências, como a atuação há mais de dois anos na área e declaração de despesas mensais.

Os recursos oriundos da Lei Aldir Blanc são destinados a atender a área da cultura prejudicada pelos impactos da pandemia da Covid-19. O setor foi um dos mais afetados no mundo inteiro com o fechamento dos espaços voltados às manifestações artísticas. Este foi o primeiro repasse realizado pela união via Fundos Estadual e Municipal de Cultura.

“A proposta é fazer com que esses espaços, que tiveram suas atividades interrompidas por conta da pandemia, acessem essa possibilidade de benefício, em parcelas mensais. Importante ressaltar que a Fundação Cultural está atendendo, orientando e tirando dúvidas de quem ainda não requereu o auxílio”, explicou a Diretora de Cultura, Thaisa Praxedes. O atendimento é presencial e ocorre na sede da Fundação Cultural.

O horário de funcionamento é das 8h às 14hs, de segunda a sexta-feira. A Fundação Cultural de Foz do Iguaçu está localizada na Rua Benjamin Constant, 62 – Centro.