Convidado para participar de um Workshop na UniAmérica sobre sustentabilidade e propostas urbanas, o prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro, apresentou na última sexta-feira (22), parte dos projetos de infraestrutura que a prefeitura executará em 2019. O investimento é de R$ 83 milhões, e contempla ações em todas as regiões da cidade.
“Neste ano, planejamos investir mais de 80 milhões de reais em 90 obras. São ações responsáveis e transformadoras para a nossa cidade. Algumas obras já se iniciaram, outras devem começar em breve. No planejamento dessas ações, levamos em conta as demandas e necessidades históricas da sociedade, bem como as contribuições dos núcleos acadêmicos e da sociedade civil organizada. São obras em infraestrutura, mobilidade urbana, meio ambiente, educação, saúde, segurança entre outros”, afirmou o prefeito.
Durante a conversa com os universitários, professores e participantes do Workshop, Brasileiro destacou a importância da comunidade acadêmica no projeto ReiventandoFoz. Lançado no ano passado, o projeto busca fomentar o desenvolvimento sustentável do município por meio da criação de infraestruturas urbanas verdes e da recuperação da biodiversidade.
Entre as ações do ReiventandoFoz estão: A despoluição e recuperação das margens dos três afluentes do Rio Paraná: Rio Boicy, Arroio Monjolo e Arroio Ouro Verde, a renaturalização da mata ciliar, construção de ciclovias, pistas de caminhada, parques e jardins botânicos em toda a extensão do maior rio urbano da cidade.
“A participação da UniAmérica, Unila, PTI entre outras entidades foram fundamentais no processo de lançamento do programa ReiventandoFoz. O investimento será superior a R$ 100 milhões, custeados com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O crédito junto à AFD só está sendo possível, graças a classificação “A” que Foz do Iguaçu possui no tesouro nacional”, disse.
Atualmente, o pedido para uso do crédito da AFD está em tramitação no Ministério da Fazenda, após esta etapa, o pedido será encaminhado a Senado Federal.
Ainda durante o Workshop, Chico Brasileiro prestigiou o lançamento do livro “Parque Linear do M´Boicy: Diagnóstico pró Reurbanização do Maior Rio Urbano de Foz do Iguaçu”, organizado pelos coordenadores de cursos da faculdade, Alexandre Balthazar e Silvia da Silva. A obra apresenta resultados dos estudos técnicos realizados por universitários da UniAmérica e Unila, para a elaboração do projeto Parque Linear M’Boicy.
Presenças – Participaram do evento o secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Elsídio Cavalcante; secretária de Meio Ambiente, Angela Meira; engenheiros, arquitetos, colaboradores da UniAmérica e a comunidade em geral.