Facebook

Capoeiristas se reúnem em Foz neste sábado

Foz do Iguaçu sedia neste sábado (23) a primeira etapa do processo de conferências para renovação do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná. O encontro que reunirá os capoeiristas da região oeste terá início as 09h30, na Fundação Cultural.

 

A realização é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Ministério da Cidadania e conta com o apoio do Governo do Município de Foz do Iguaçu por meio da Fundação Cultural.

 

O encontro marca o processo participativo de eleição, entre os próprios capoeiristas inscritos e credenciados. Participarão apenas àqueles capoeiristas que ministram aulas de Capoeira e elegerão dois representantes da região oeste do estado na nova formação do Comitê Gestor, cujo mandato vai de 2020 a 2022.

 

A atividade contará ainda com uma apresentação e exposição de fotos sobre as ações institucionais, incentivo e fomento da Capoeira promovida pelo "Comitê Gestor e a Salvaguarda da Capoeira no Paraná (2012-2018)".

 

Também será realizada a apresentação da plataforma eletrônica de "Cadastro Nacional da Capoeira". Os participantes receberão toda orientação para a utilização da ferramenta e de ampliação da visibilidade da Capoeira junto à sociedade e aos órgãos públicos.

 

IPHAN

Assim, a Superintendência no Paraná do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) renova o compromisso com os detentores dos saberes tradicionais da Capoeira, buscando promover a descentralização e a regionalização do debate e empenhando esforços para democratizar o acesso à informação e às políticas voltadas ao segmento, além de valorizar a participação e o protagonismo social.

 

O ciclo completo de Renovação do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira terá outros 4 encontros regionais, seguindo o calendário abaixo:

 

- Centro-Sul do Paraná: Guarapuava (Auditório da Casa da Cultura), em 13 de abril de 2019;

 

- Litoral do Paraná: Matinhos (Auditório da Prefeitura Municipal), em 27 de abril de 2019;

 

- Norte do Paraná: Londrina (Auditório da Secretaria Municipal de Cultura), em 18 de maio de 2019;

 

- Capital e Região Metropolitana: Curitiba, em 25 de maio de 2019;

 

O encontro da região oeste do Paraná contemplará os municípios pertencentes às chamadas regiões "oeste" e "sudoeste", conforme "Mapa das Macrorregiões Histórico-Culturais do Paraná". Todos os interessados, especialmente Mestres, contramestres, professores e treineis, podem participar do evento. A entrada é gratuita.