Facebook

Iguaçuenses representam o Brasil na Grécia

A equipe do Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu, vai disputar o Campeonato Mundial Escolar de Basquete na cidade de Heraklion, capital da ilha de Creta, na Grécia. As disputas acontecerão entre os dias 12 a 20 de abril e reunirá delegações de vários países.

 

As jogadoras foram selecionadas depois de conquistarem o título inédito da Série Ouro do VII Campeonato Brasileiro Escolar de Basquetebol, disputado em Brasília (10 a 14 de março). A equipe venceu o Colégio Amorim, de São Paulo, por 60 a 51.

 

Essa é a primeira vez que uma equipe feminina de basquete de Foz do Iguaçu disputa um campeonato mundial. “Quero em nome da Prefeitura agradecer vocês, meninas, que representam Foz, o esporte iguaçuense, e mostram o quanto temos qualidade e potencial para disputar eventos de nível nacional e internacional, e elevar o nome da nossa cidade”, disse o prefeito Chico Brasileiro, que recebeu a visita da equipe no último sábado (16) durante o programa de rádio Foz em Ação.

 

Para Chico Brasileiro, somente o esporte é capaz de transformar a vida dos jovens. “Se cada vez mais investirmos no esporte, teremos um país bem melhor amanhã, com menos violência, menos drogas. Se tem algo que engrandece e faz com que o jovem possa sonhar, é o esporte”, afirmou.

 

Meninas de Ouro

A equipe é formada por atletas que ganharam bolsas de estudo para representar o COC em competições escolares, boa parte delas formadas nos núcleos sociais da Secretaria Municipal de Esportes e da Associação de Basquete de Foz do Iguaçu. Todas as 12 jogadoras – com idade entre 14 a 17 anos – também recebem o Bolsa Atleta da Secretaria de Esportes.

 

Para chegar à conquista inédita, as meninas treinaram desde o dia 17 de janeiro e não tiveram folga nem no carnaval, quando participaram de treinos em dois períodos por dia em preparação para esse evento. “O tão sonhado título nacional chegou. Batemos na trave nos últimos anos, mas uma hora chegaria nossa vez, e agora vamos representar o Brasil em um campeonato mundial” comemorou o treinador, Claudio Lisboa. “Agradecemos muito ao apoio do COC Semeador e da Prefeitura com as bolsas atletas, bolsas técnicos, com o apoio para as viagens. Todo esse apoio reflete no desempenho da equipe”, afirmou.